Fim do Mundo

Nos limites do Mundo Médio estão as Terras Fronteiriças, o espaço de terra que separa o Mundo Médio da desolada região do Planeta conhecida como Fim do Mundo. No lado oeste dessa fronteira, a área conhecida como Callas é famosa por sua terra verde e fértil. Porém, viajando para leste sobre o Rio Whye, um viajante irá se encontrar na devastação seca das Terras Ruins de Calla, e depois em Trovão, a Terra da Escuridão que jaz na borda do Fim do Mundo. No Trovão, parece que o mundo já acabou, com campos mortos e vilas desertas que surgem na penumbra. Árvores queimadas dão pouca sombra do sol artificial do Trovão, mas tudo é sombra e morte mesmo nas fronteiras do Fim do Mundo.


É nessa região morta do Fim do Mundo que os lacaios do Rei Rubro reativaram os complexos deixados para trás pelos Antigos: prédios contendo um labirinto de canos, colunas de destilação e reatores químicos. Enquanto as operações de refinaria são supervisionadas pelos homens leais ao movimento rebelde de Farson, o trabalho real de refinamento é realizado por Vagos Mutantes, uma raça de humanos que sofreram mutação pelas toxinas liberadas pelas guerras catastróficas dos Antigos há cerca de 1.800 anos. Devido às condições deterioradas encontradas nas antigas refinarias, ocorrem freqüentes explosões químicas fatais e vazamentos de ácidos, e os monstruosos Vagos Mutantes são vistos como uma força de trabalho mais dispensáveis que humanos. Essas refinarias também contem grandes armazéns que guardam o arsenal de Farson de armas antigas, como tanques blindados, armamento laser e lançadores de foguetes.


A Oeste de Trovão jaz Castelo Discórdia, localizado na região conhecida como Terras Ruins de Discórdia, que foi envenenada pelo próprio Rei Rubro. Conhecido como o Castelo no Abismo, Discórdia é o penúltimo castelo (antes apenas do Le Casse Roi Russo do Rei Rubro) no caminho da Torre Negra que jaz no centro do Fim do Mundo. Castelo Discórdia vigia a vila deserta de Fedic. Além da muralha externa do castelo está o abismo conhecido como o Traseiro do Diabo, um grande abismo na Terra repleto de monstros constantemente tentando escapar. Para o sudeste das Terras Ruins de Discórdia estão as Terras Brancas de Empática, colinas cobertas de neve que ainda estão habitadas por vida selvagem, diferentemente das áreas do Fim do Mundo que foram envenenadas.


O Caminho do Rei conecta o Castelo Discórdia ao Le Casse Roi Russe, lar do Rei Rubro. Construído de pedra avermelhada que escureceu para quase negro ao longo dos anos, o castelo em si parece pulsar com um brilho rubro. Seu largo pátio de tijolos (usado pelo Rei Rubro como praça de execução) é guardado por duas torres de vigília desertas, e é repleto de gralhas negras que se alimentando dos corpos dos executados. Além do pútrido Rio Casse Roi Russe (que serve como fosso do castelo), o castelo se ergue em um complexo de torres e passagens que parecem desafiar as leis da física. A parte central do castelo é lisa, adornada apenas com o olho vermelho que serve como símbolo do Rei Rubro.


Finalmente, a Torre Negra existe no coração do Fim do Mundo. Conectando este universo a incontáveis outros, é o alicerce do tempo-espaço contínuo que Arthur Eld e seus descendentes juraram proteger, e que o Rei Rubro procura destruir. Situado em um campo de rosas vermelhas, a torre cinza-negra não passa de uma lenda para muitos habitantes do Mundo Médio. Emanando da Torre Negra estão os Feixes, seis raios estacionários de energia que passam através da Torre Negra e a mantém no lugar. Esses feixes se estendem através do Mundo Médio, afetando o movimento das nuvens, força gravitacional, e o alinhamento do espaço tempo ao longo de seus caminhos. Dois portais existem nos fins opostos de cada Feixe, criando um total de doze portais saindo e entrando do Mundo Médio. Cada um dos doze portais serve como porta para outras dimensões.