GILEAD
NOME OFICIAL: Cidade de Gilead, capital
do Baronato de Nova Canaã
POPULAÇÃO ESTIMADA: 10.000
LÍDER DO GOVERNO: Steven Deschain
HABITANTES NOTÁVEIS: Pistoleiros do Mundo Médio
LOCALIDADES NOTÁVEIS: Castelo Gilead, Grande Salão
de Gilead
PRODUTOS PRINCIPAIS: Maçãs, leite, mel, tecidos
HISTÓRIA: A grande cidade murada de Gilead é a capital do Baronato de Nova Canaã. Diferente da maioria dos baronatos do Mundo Médio que são regidos por prefeitos ou outros políticos eleitos, o Baronato de Nova Canaã está submetido a uma forma bem mais antiga de liderança. Seus líderes – um grupo de pistoleiros/cavaleiros de elite – herdam suas posições de poder. O atual dinh, ou rei, de Gilead, é Steven Deschain, um pistoleiro/cavaleiro descendente do antigo rei do Mundo Completo, Arthur Eld. A maioria dos senhores de Steven Deschain são a progênie do ka-tet original do Eld.
Apesar de Gilead ter sido uma das maiores cidades do Povo Antigo, ela se arruinou após o Grande Cataclisma. Porém, nas mentes das pessoas abandonadas pelas terras – homens e mulheres que muito sofreram pelos venenos e mutações causadas pelos contaminantes e armas tóxicas do Povo Antigo – ela continua sendo um símbolo poderoso da antiga fertilidade e abundância do Mundo Médio. Mesmo nas piores épocas, aqueles vivendo nos arredores de Gilead ou dentro dela, foram capazes de produzir colheitas comestíveis e Graf potável.
Toda a cidade é cercada por uma muralha externa fortemente defendida, porém Gilead pode ser subdividida em três distritos. Eles são a área mercante da Cidade Oeste (que contem o respeitável Quartel Antigo), o distrito pobre da Cidade Baixa e o Complexo do Castelo.
A CIDADE OESTE E O QUARTEL ANTIGO
Como o nome sugere, esse distrito mercante ocupa a porção Oeste da cidade. Aqui podem ser encontradas as casas dos mais respeitados cidadãos de Gilead. As ruas de tijolos e ferro do Quartel Antigo são alinhadas com estabelecimentos comerciais, e um grande fluxo de cavalos trota por suas faixas arborizadas. Apesar de algumas estradas serem pavimentadas ou metalizadas, a maioria é de paralelepípedos. O Quartel Antigo contem a praça do mercado central, onde produtos de todo o Mundo-Médio são comercializados.
A CIDADE BAIXA
As ruas sujas e labirínticas da Cidade Baixa contem
muitos dos estabelecimentos de menor reputação na cidade, como saloons
e bordéis. Peixeiros vendem suas mercadorias no meio das ruas, dando
à área o cheiro pela qual é famosa. Outros vendedores e ambulantes vendem
alimentos, popkins frescos, e algumas vezes os produtos ilegais do mercado
negro encontram um caminho até a cidade. A Cidade Baixa é a residência
dos moradores mais pobres de Gilead. Porém, apesar da reputação, muitos
dos habitantes são mercadores e artesãos respeitáveis.
O COMPLEXO DO CASTELO
Enquanto a muralha externa de Gilead protege a cidade,
a muralha interna protege o complexo do castelo. Localizado em uma colina,
a muralha defensável e as torres do castelo permitem as melhores vistas
da cidade e dos campos ao redor. Militarmente, é uma das melhores posições
defensivas em todo o Mundo Médio.
Na realidade, o Castelo de Gilead funciona como uma cidade dentro da cidade. As numerosas estruturas grandiosas de pedra abrigam o dinh de Gilead e sua família, assim como muitos senhores e senhoras da corte. Acompanhantes, cozinheiros, cocheiros, escudeiros e muitos outros servidores do castelo também vivem dentro deste complexo. Também considerada parte do castelo é a Floresta Bebê, onde jovens pistoleiros praticam suas habilidades de sobrevivência durante o treinamento.
O complexo do palácio no castelo de Gilead é uma das mais impressionantes coleções de prédios antigos em todo o Mundo Médio. O palácio principal de setecentos anos de idade consiste de mais de cem quartos e é construído ao redor de um pátio central. Das elegantes torres de pedra se eleva a bandeira de azul escura de Gilead, mostrando Llamrei, o cavalo de Arthur Eld, o sigul do Mundo Interior. Atrás desse palácio central estão os pátios dos fundos, os campos de caça, e mais além, os relvados onde os pistoleiros praticam as artes necessárias à guerra. Adjacentes a estes campos verdes está o venerável Grande Salão de Gilead, também conhecido como Salão dos Antepassados, com seu chão de pedra sob grandes balcões, além de candelabros de filamentos de cristal, deixados desde os dias dos Grandes Antigos, aonde são celebrados os grandes eventos sociais. Concurso de charadas dos Dias da Feira, o Baile da Colheita e todos os outros banquetes são realizados neste local.
Porém talvez, a parte mais famosa do Castelo de Gilead seja o Pátio Quadrado, localizado atrás do Grande Salão. É aqui que os pistoleiros aprendizes precisam enfrentar seus tutores em um combate corpo-a-corpo. Apenas se forem bem-sucedidos receberão armas e aceitos com homens. Aqueles que falham são mandados para o Oeste em desgraça. Infelizmente para Gilead, muitos desses fracassados estão agora se juntando à causa de John Farson e planejando a queda da cidade onde nasceram.