Debaria

NOME OFICIAL: Debaria
POPULAÇÃO ESTIMADA: 8.000
HABITANTES NOTÁVEIS: Pequenas Irmãs da Rosa
LOCALIDADES NOTÁVEIS: Retiro ‘Pequenas Irmãs da Rosa’ para Mulheres Desonradas


HISTÓRIA: Debaria é mais conhecida como o lar das Pequenas Irmãs da Rosa, uma ordem religiosa fundada há 300 anos. Localizada a poucas rodas da cidade propriamente dita, o convento das Pequenas Irmãs é uma propriedade murada com pastos, campos, celeiros, cozinhas e dormitórios. Em termos de comida e roupagem, o convento é autosuficiente. Na verdade, as irmãs cultivam o bastante para prover ajuda aos muitos refugiados desabrigados pelas invasões de John Farson. Porém, não é apenas comida que as irmãs cedem a esses refugiados. Nos anos recentes, a líder das irmãs de Debaria (conhecida como Grande Irmã) declarou que cada membro de sua ordem deveria gastar pelo menos um quarto de cada doze meses atendendo aos feridos pelas inúmeras batalhas do Mundo Médio. Assim, as tendas brancas médicas das irmãs são visões freqüentes (e bem-vindas) nas regiões de batalha ou em cidades arrasadas.


Entre os pistoleiros de elite de Gilead, a ordem é famosa como retiro para as mulheres desonradas. Ao longo dos anos, as irmãs cedem santuário para muitas senhoras buscando penitência por trair seu marido ou sua cidade. Diferentemente das irmãs, que podem ser facilmente identificadas pelo hábito branco (com um bordado de uma única rosa vermelha), as penitentes visitantes se vestem de preto. Quando uma mulher entra no retiro sua testa é manchada com cinzas – um símbolo de sua culpa. Porém, as irmãs acreditam que como as cinzas gradualmente são limpas, assim o são os pecados da mulher. Mas por mais respeitado que esse retiro seja, é o jardim de rosas das irmãs que atrai peregrinos para Debaria de todo o Mundo Médio.


O jardim de rosas das irmãs é parte do complexo circular do templo que jaz no centro da propriedade. No coração do complexo há um templo no formato da Torre Negra, apesar de, no lugar a janela frisada multicolorida central da Torre, haver uma magnífica peça de vidro no formato de uma grande rosa. Cercando o complexo há uma parede de pedra cinzenta circular, com doze gárgulas no topo, esculpidas para lembrar os Guardiões do Feixe. De acordo com a lenda, se alguém se aproximar do convento com pensamentos impuros, uma das estatuas irá soltar do pedestal e esmagar o ofensor.


Entre o templo em formato de Torre e a parede de pedra dos Guardiões jaz o jardim de rosas das irmãs. As irmãs mantém todas as rosas que crescem no jardim de apenas uma muda trazida de Can-‘Ka No Rey, o campo de rosas vermelhas que cerca a própria Torre Negra. Como as rosas cantantes que crescem no coração do Fim do Mundo, as flores no jardim das irmãs são rosas por fora, vermelhas no interior e seus centros são amarelos com o sol. Também como as rosas da Torre verdadeira, as das irmãs têm a reputação de serem curativas. Assim, pessoas sofrendo de males diversos viajam para essa cidade do Mundo Interior procurando cura. Aqueles que meditam no santuário interno da propriedade dizem que as rosas cantam, e que é a canção das rosas que irradia a energia curativa do Branco.