OUTRAS ENTIDADES

ESTRELA BÚFALO


A Constelação conhecida como Estrela Búfalo era uma visão familiar para os anciões do mundo médio, que acreditavam que este pequeno grupo de sóis distante era realmente o corpo de um grande bisão, que fora colocado no céu pelo próprio Gan. Estima-se, que o culto a Estrela Búfalo é uma das religiões mais antigas do mundo médio. Imagens do Antigo Bisão podem ser encontradas em pinturas em cavernas, não somente no período que antecede a ascensão de Arthur Eld, mas há mais de mil anos antes do antigo império.


Embora o culto ao ferido bisão seja extremamente antigo, do período imediatamente posterior ao Grande Cataclisma, durante a era de deterioração do Mundo-Médio, quando suas antigas grandes cidades foram reduzidas a ruínas radioativas, e seus campos férteis foram reduzidos a terras envenenadas e devastadas, a antiga crença no Deus Búfalo adquiriu um novo valor. Nas terras envenenadas do Arco Exterior, foi dito que a “Estrela Búfalo” percorreu as planícies estéreis e de bom grado ofereceu seu corpo aos sobreviventes, humanos e famintos cuja fonte tradicional de alimento havia sido envenenada. Alguns contos mantiveram que ele até mesmo sacrificou seu couro marrom e peludo, afim de que o povo pudesse isolar seus corpos do frigido e implacável inverno. Por causa dessas estórias altruísticas, a Estrela Búfalo logo desenvolveu discípulos e seguidores leais, mesmo em alguns dos Baronatos Inferiores onde a vida era menos precária.


Hoje, os clérigos membros da Ordem são conhecidos como “Pregadores de Búfalo”. Vestidos com couros de Búfalo, eles conduzem cerimônias selvagens que freqüentemente terminam em orgias. Os Pregadores de Búfalo são muitas vezes criticados pelos de fora pelos seus esforços agressivos para recrutar novos membros. Essas táticas agressivas conduzem a diversos confrontos entre os Pregadores de Búfalo e os seguidores de outros deuses.

CHLOE & S’MANA


Desde muito, os habitantes do Mundo-Médio acreditam que a alma pode se confundir ou se perder em seu caminho para a clareira, assim, invocações dos muitos deuses protetores da morte do Mundo-Médio é uma das partes centrais dos ritos fúnebres. Acreditava-se que invocando a divindade apropriada, amigos e familiares podiam partir de forma segura, visto que os deuses da morte os guiariam para a outra vida e os protegeriam de qualquer força maligna que tentasse impedir seu caminho para a paz e o descanso.


Dentre todas essas orações à Chloe, Deusa da Força Espiritual, pedia-se que a fortificasse a alma que partia com uma pequena porção de sua própria bravura. E depois, pedia-se à S’mana, a deusa da reconciliação e do perdão, que restaurasse a alma com o sentimento da harmonia espiritual.


Abençoado por essas duas divindades, o espírito recém partido podia se reunir com seus muitos amigos e familiares que o esperam na clareira.
A oração a seguir, com o nome daquele que se foi inserido, é uma das mais comuns recitadas em funerais:


"O tempo voa, os sinos tocam, a vida passa, então escute minha oração.
Nascimento não é nada senão o início da Morte, então escute minha oração.
A Morte é sussurro, então escute meu sussurro.
Este é meu amigo, que serviu o Ka e o seu tet. Diz a verdade.
Que o olhar complacente de S’mana possa curar seu coração. Digo obrigado.
Que os braços de Gan possam elevá-lo das sombras dessa terra. Digo obrigado.
Cerque-o, Gan, com Luz.
Preencha-o, Chloe, com força.
Se ele tiver sede, lhe dê água na clareira.
Se ele tiver fome, lhe dê comida na clareira.
Que sua vida nesta terra e a dor que esta sentindo torne-se um sonho para sua alma que acorda, e deixe cair sobre seus olhos a mais linda visão;
Permita-o que encontre os amigos que perdeu, e permita que cada um cujo nome ele chame, o chame de volta.
Este é meu amigo, que viveu bem, amou aos seus, e morreu como o ka determinou.
Cada homem encontra sua morte. Este é meu amigo. Dê-lhe paz."

 

SELENA & MORPHIA


Selena e Morphia são duas das perigosas deusas da morte do Mundo-Médio. Morphia também é conhecida como Filha do Sono, e Selena é chamada Filha da Lua. Em algumas tradições locais, Morphia também é chamada como Dama da Lua Negra. Em outras palavras, ela é a deusa da escuridão e da lua – a hora dos feitiços de banimento e da magia negra. Ambas as divindades são mulheres bonitas e sedutoras.


Selena e Morphia compartilham de propósitos similares. Ambas seduzem os homens às portas da morte para segui-las até a clareira, muitas vezes antes de sua verdadeira hora ter chegado. Aqueles que sofrem de feridas infectadas ou aqueles que estão muito doentes são advertidos de que podem ser abordados por uma dessas atraentes mulheres. Qualquer uma das duas que apareça, vai falar como a morte é relaxante e prazerosa, e depois ira oferecer sua mão. Seduzidos pela beleza da divindade à sua frente – e pelas suas promessas de sono sem dor e abraços macios - os homens aceitam acompanhá-las para o outro mundo, sem perceber que é o seu espírito que as acompanha para longe da terra, não seu corpo físico.

RAINHA DOS DIAS VERDES


A Rainha dos Dias Verdes é a deusa da primavera do Mundo Médio. Nas artes tradicionais ela é normalmente ilustrada como uma jovem bonita e fértil, adornada com uma coroa de frutos e flores, vestindo uma túnica de folhas verdes. Ela é adorada pelos fazendeiros do Mundo Médio e é a patrona filhotes de animais e de crianças, incluindo as recém-nascidas. Apesar de seu culto não ser espalhado pelas cidades do Mundo Médio, a importância da Rainha dos Dias Verdes é ainda reconhecida durante os Dias de Feira da Terra Plena (o festival de fim do inverno, que marca os primeiros sinais de nova vida) e os Festivais da Plantação, quando as primeiras culturas são semeadas. Durante esses festivais, cestas de raízes e frutos são oferecidas para a Rainha na esperança de ganhar sua gratidão.


Nos tempos antigos, a Rainha dos Dias Verdes era venerada com festivais de fertilidade. Jovens vestidas em túnicas verdes dançavam nos campos da primavera. Logo se juntavam a elas rapazes vestidos de amarelo, que representavam o sol. Esses casais copulavam nos campos, e assim, asseguravam a fertilidade da terra. Qualquer bebê gerado nessa época era considerado extremamente sortudo.


Apesar de tais rituais abertamente sexuais ainda serem praticas em regiões remotas do Mundo médio, na maioria dos lugares esses rituais de fertilidade se tornaram simbólicos. Durante o Festival da Plantação (também conhecido como Festival da Nova Terra e Commala Fresca), rapazes e moças tomam parte no Dia de Feira em uma dança conhecida como Cotilhão da Noite da Plantação. Os passos intrincados e geométricos da dança lembram um ritual de cortejo. Como a maioria dos demais deuses do Mundo Médio, acredita-se que a Rainha dos Dias Verdes também é amante da antiga arte de adivinhações. As charadas são uma parte importante do Festival da Terra Plena, pois acredita-se que esses estimulantes da mente acordam a Rainha de seu longo sono de inverno.


NIS


Nis é o nome do benevolente deus dos sonhos do Mundo Médio e da terra do sono por onde ele vaga. O grande cavalo cinzento do Rei Rubro também é chamado Nis, apesar do Rei Aranha do Fim do Mundo ter roubado esse epíteto para sua montaria, na esperança de que isso o ajudaria a cavalgar nas mentes dos humanos adormecidos e invadir seus pensamentos.


Sempre que uma pessoa tem uma epifania ou um momento súbito de grande criatividade, Nis – que também é reconhecido como deus da sabedoria e inspiração divina – é citado como a fonte. De fato, Nis recebeu créditos por inspirar homens proeminentes através da história do Mundo Médio. Muitos defendem que foi Nis que inspirou Arthur Eld a unir os governos do Mundo Médio e reconquistar a terra para os homens. Nis também recebe crédito por ajudar a gerações de bardos na Grande Crescente na criação de canções da Commala e danças que logo mais se espalhariam para todas as regiões do Mundo Médio.


Sempre que um homem fica em coma ou perde a consciência, acredita-se que sua mente está abandonada na Terra de Nis. Isso não se deve à nenhuma malevolência pela parte de Nis, mas sim porque a mente mortal é facilmente atraída pelos estados de atenção experimentados dentro do plano extradimensional de Nis. Quando isso ocorre, preces e oferendas são feitas para Nis na esperança que ele guiará o espírito inconsciente de volta para o Mundo Médio em sua próxima peregrinação noturna no reino dos mortais.

RAF


Como o Lord Seminon, que é a personificação das tempestades de inverno que varrem as fronteiras do Mundo Médio, Raf é um deus do vento. Os habitantes das vilas costeiras dos Baronatos Interiores dizem que Raf é tão rápido que pode correr através do Mar Limpo sem romper a superfície da água e afundar. Muitos nos Baronatos Oeste acreditam que os tornados destrutivos que assolam a terra são na verdade Raf correndo pelas pradarias. Mesmo os pistoleiros de Gilead são treinados para serem “rápidos como Raf” ao sacar seus revólveres.
Nas artes populares, Raf é geralmente ilustrado com asas em suas pernas e/ou pés. Ele normalmente usa um elmo alado. Raf serve de guia para os mortos, os guiando para a clareira no fim do caminho da vida.


LORD PERTH


NOME REAL: Lord Perth (primeiro nome desconhecido)
TÍTULOS: Nenhum
APELIDOS: Nenhum
LOCAL DE NASCIMENTO: Desconhecido
OCUPAÇÃO: Senhor da Guerra
AFILIAÇÕES: Nenhuma
PARENTES CONHECIDOS: Nenhum
EDUCAÇÃO: Desconhecida


HISTÓRIA: Um antigo poema sobre Lord Perth é recitado em todo o Mundo Médio. De acordo com a lenda, Lord Perth era um gigante que seguia para a batalha com mil homens bem armados, mas ainda estava em seu próprio país quando um jovem menino jogou uma pedra nele, acertando-o no joelho. Lord Perth tropeçou e o peso se sua armadura o derrubou, quebrando seu pescoço na queda. Apesar dos contos populares sustentarem que Lord Perth era de proporções extraordinariamente grandes, em todos os registros ele era um ser humano, e não um mutante.


O mais famoso verso do poema de Lord Perth é o seguinte: “Então caiu Lord Perth, e o campo tremeu com esse trovão”. Esse verso é citado quando algo grande e poderoso morre, ou quando uma força maior é derrotada por uma menor e mais fraca. Até hoje, tiranos e bandidos consideram a lenda de Lord Perth de mau agouro, pois ensina que o poder por si não garante sucesso, e mesmo os poderosos podem ser derrotados pelas forças do bem, não importa a desvantagem em que elas estejam.


Apesar de pouco se saber sobre o menino que supostamente derrotou o mais notório bandido do Mundo Médio, a lenda diz que ele era do Distrito Florestal na parte norte de Nova Canaã. Porém, como sempre acontece com esses heróis do folclore, muitas área do Mundo Médio dizem ter sido a origem dele.