A AFILIAÇÃO

Após a morte de Arthur Eld, o unificado Reino do Mundo Completo se dividiu em entidades governamentais menores que caracterizam o Mundo Médio dos dias atuais. Eventualmente, uma rede solta de alianças econômicas, políticas e militar conhecida como a Afiliação surgiu para unir muitos dos recém-independentes baronatos, particularmente os Baronatos Interiores do oeste como Nova Canaã, cujos líderes aristocráticos descendem de Arthur Eld. Com o Baronato do Mundo Interior de Nova Canaã como centro do poder, a Afiliação cedeu ajuda militar e econômica até mesmo para os mais distantes Baronatos Exteriores do leste, como Mejis. Apesar do Mundo Médio não ser mais um estado unificado e singular como nos dias da liderança de Arthur Eld, a Afiliação ajudou a manter muitas das tradições civilizadas da Era de Ouro do Eld e impediu o avanço das marés caóticas que ameaçavam destruir a frágil paz no Mundo Médio. Mesmo não sendo tão próspera quanto na Era de Ouro que existiu sob o domínio do Eld, os habitantes do Mundo Médio viveram com relativo conforto sob os sistemas políticos da Afiliação.

Há várias décadas atrás, as primeiras fissuras na estabilidade da Afiliação começaram a surgir, com a guerra civil que se levantou nos distantes baronatos a oeste de Nova Canaã. As guerras se arrastaram por anos, desestabilizando até mesmo as áreas não atingidas pelas lutas, causando lentamente a perda de influência da Afiliação nas regiões atingidas pela guerra. Foi sob essas condições que, há pouco mais de uma década, John Farson, um bandido do Baronato de Desoy, viu a oportunidade de lucrar com a fraqueza da Afiliação. Justificando seus roubos e assassinatos com o conceito de que os atuais barões e senhores dos Baronatos Interiores não possuíam direito nato de comandar o povo do Mundo Médio, Farson começou a juntar um grande grupo de seguidores leais. Seus apoiadores eram principalmente aqueles das posições mais baixas da sociedade, assim como Pistoleiros fracassados que foram exilados de Gilead com desonras, e assim, guardaram rancor do sistema político corrente. Três anos atrás, enquanto Steven Deschain (o Senhor de Gilead e descendente indireto de Arthur Eld) estava preocupado em consolidar o poder nos Baronatos Interiores, Farson ganhava poder nas terras a oeste do Baronato de Nova Canaã. Quando Steven estava prestes a se tornar Dinh de Gilead (e talvez Dinh do Mundo Interior inteiro), Farson e seus capangas (com a ajuda do aliado de Farson, Marten Broadcloak) começaram a se infiltrar na própria Gilead, efetivamente arruinando as tentativas de Steven de consolidar o poder.

Hoje, a fronte de batalha entre a Afiliação e o exército rebelde de John Farson jaz a oeste de Gilead perto do limite do mundo civilizado. Enquanto Farson planeja utilizar as antigas armas mecânicas dos Antigos para esmagar por completo a Afiliação, Steven Deschain e outros leais à Afiliação estão mantendo campanhas militares contra as forças de Farson, apesar de Farson curiosamente parecer estar sempre um passo à frente de seu oponente. Rumores dizem que Farson pode sempre prever os movimentos de seus oponentes porque ele possui uma das antigas esferas videntes do mago Maerlyn. Mais recentemente, batalhas particularmente custosas ocorreram em Cressia, no oeste, aonde Farson saqueou Indrie, a Capital do Baronato de Cressia. Se a Afiliação possui esperanças de sobreviver, o tempo de montar uma larga ofensiva contra Farson é agora; pois se houver muita espera para derrotar Farson de fato, a Afiliação irá simplesmente apodrecer por dentro, pois os traidores da Afiliação leais ao inimigo crescem em número... E se a Afiliação sucumbir, muito do Mundo Médio irá com ela.