Retrospectiva Stephen King 2023

E o que esperar de 2024 no universo do rei

Fazer a retrospectiva Stephen King em 2023 é relembrar como um dos autores mais prolíficos do mundo continua na ativa. E que seus lançamentos parecem ser uma fonte inesgotável de criatividade.

Por isso, é hora de recordar tudo que nos encantou (e assombrou) no ano de 2023 e contar um pouco do que nos espera para 2024. Confira conosco a retrospectiva Stephen King e boa leitura!

2023 |  Uma retrospectiva Stephen King na literatura e no cinema

Afinal, ao longo de todo o ano tivemos várias edições brasileiras, culminando no lançamento inédito do livro Holly, que saiu simultaneamente em setembro nos EUA e Brasil. Por aqui, ele foi resultado de um trabalho primoroso da Editora Suma.

Primeiramente, em janeiro deste ano, tivemos no Brasil o relançamento de A Longa Marcha no novo selo Os Livros de Bachman.

Em seguida, no mês de em março, aconteceu finalmente o lançamento do capítulo final da trilogia Gwendy Peterson, A Última Missão de Gwendy.Contudo, neste caso, ele foi uma colaboração de Stephen King com Richard Chizmar e estreou em primeira mão nos EUA, no mês anterior.

Já para a retrospectiva Stephen King das adaptações para o cinema e streaming, um novo filme de Colheita Maldita (Children in the Corn, 2023) conseguiu distribuição, após ter concluídos suas filmagens em 2020, ainda durante a pandemia.

Por sua vez, em junho chegou às telonas o suspense Boogeyman: Seu Medo é Real (The Boogeyman, 2023). Trata-se de uma adaptação do conto Bicho Papão, presente na antologia Sombras da Noite e com direção de Rob Savage e roteiro de Scott Beck, Bryan Woods e Mark Heyman.

Em resumo, a trama acompanha Sadie Harper e sua irmãzinha Sawyer que ainda se recuperam da recente morte de sua mãe e precisam lidar com uma entidade aterrorizante que persegue as famílias. Além disso, o “Bicho Papão” se alimenta de seu maior sofrimento. O filme é estrelado por Sophie Thatcher, Vivien Lyra Blair e Chris Messina.

Por fim, em setembro de 2023, saiu Cemitério Maldito: A Origem (Pet Sematary: Bloodline, 2023), dirigido por Lindsey Anderson Beer e co-escrito por Beer e Jeff Buhler. De modo geral, o filme serviu como um prólogo de Cemitério Maldito (2019). Isso porque ele se passa nos anos 1960, anos antes dos acontecimentos de Cemitério Maldito.

Na trama, acompanhamos o jovem Jud Crandall enquanto ele descobre um cemitério local onde os mortos podem voltar a viver, sem imaginar o horror que afetará sua vida. O filme é estrelado por Jackson White, Forrest Goodluck, Jack Mulhern, Henry Thomas, Natalie Alyn Lind, Isabella Star LaBlanc, Samantha Mathis, Pam Grier e David Duchovny.

O que esperar de Stephen King para 2024

Assim como acontece todo ano, a retrospectiva Stephen King mostra que o autor continua na ativa e que, ano após anos, ainda produz em uma velocidade e qualidade incríveis. Por isso, 2024 promete ser um ano promissor e, abaixo, elencamos o que já possui confirmação:

Em março, acontecerá o lançamento da antologia You Like It Darker (Você Gosta Disso Escuro, em tradução livre). Lançamento no Brasil já confirmado pela Suma e a tradutora Regiane Winarski já confirmou que o livro já está traduzido.

Além disso, a antologia End of the World as We Know It: Tales of Stephen King’s The Stand (em tradução livre O Fim do Mundo como o Conhecemos: Contos de A Dança da Morte, de Stephen King), ainda não possui data de publicação. Contudo, está entre as confirmações de lançamento, com maior chance de acontecer no segundo semestre de 2024. Nela, teremos contos de escritores como Josh Malerman, Paul Tremblay, Richard Chizmar, S. A. Cosby, Tananarive Due, Alma Katsu, Caroline Kepnes, Michael Koryta, Scott Ian, Joe R. Lansdale, Maurice Broaddus and Wayne Brady, Bryan Smith, Somer Canon, Hailey Piper, Jonathan Janz. Além de ter o selo de aprovação de King que escreverá a introdução que abre o livro.

Adaptações de King para 2024

Se a retrospectiva Stephen King mostrou que 2023 foi bastante intenso para os fãs do rei, 2024 também traz expectativas altas quanto às adaptações de obras para filmes e séries. Isso porque, já temos confirmações ou indícios das seguintes películas:

Salem (Salem’s Lot) | O diretor Tobe Hooper (famoso pela primeira versão de O Massacre da Serra Elétrica e Poltergeist) e o produtor James Wan (Jogos Mortais e Invocação do Mal) cuidarão de levar um dos clássicos de Stephen King para as telonas. Porém, acredita-se que ele sairá pela Max em algum momento de 2024, já que não possui data definida.

A Vida de Chuck (The Life of Chuck) | O diretor Mike Flanagan (Doutor Sono e Jogo Perigoso) ainda não deu data de estreia, porém as filmagens já chegaram ao fim. Além disso, Flanagan tem sido incensado pelos fãs de suspense e horror por suas últimas produções, o que torna a expectativa ainda maior.  A adaptação tem no elenco Tom Hiddleston, Mark Hamill, Chiwetel Ejiofor, Karen Gillan, Jacob Tremblay & Kate Siegel.

Leia também | Mike Flanagan apresenta o elenco de A vida de Chuck

Billy Summers, Ascensão, Conto de Fadas, Buick 8, A Garota que Amava Tom Gordon, O Deus Verde da Agonia & e remakes de Christine e O Concorrente, além da esperada série de A Torre Negra são as outras obras de Stephen King que estão na fila para se tornarem filmes ou séries. Porém, não há muitas informações e não se sabe ainda quais poderiam chegar ao público em 2024.

2024 pode ser um ano espetacular para os fãs de Stephen King: livros novos e relançamentos

Para 2024 teremos no Brasil, já em janeiro, o lançamento de Fúria Sobre Rodas (Road Rage) pela Tábula Editora. Em resumo, trata-se de uma adaptação em quadrinhos dos contos Alta Velocidade (colaboração de Stephen King & Joe Hill) e Duelo (ou Encurralado) de Richard Matheson. A edição nacional terá um texto inédito escrito pela Regiane Winarski. O livro já se encontra na pré-venda na Amazon e deve estar disponível a partir do dia 5.

Por sua vez, o próximo volume da Biblioteca Stephen King, que já foi confirmado ser o livro Dolores Claiborne, com material extra, além da capa dura, já comuns nas edições do selo.

Além disso, também teremos mais uma temporada de Misery: Louca Obsessão, adaptada para teatro do livro Misery – Louca Obsessão. A confirmação da data de estreia ficou para o dia 19 de Janeiro, e o local das apresentações será no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

A peça, produzida pela WB Produções, terá Marcello Airoldi como Paul Sheldon e Mel Lisboa como Annie Wilkes. Os ingressos já estão à venda no site do Sympla, com ingressos que variam entre R$60  e R$120. Por fim, as sessões serão às sextas 20h, aos sábados às 20h30 e também aos domingos às 17h.

Para terminar, merece atenção que, provavelmente, acontecerá o relançamento dos livros da série A Torre Negra. Segundo a editora Suma, será um lançamento diferenciado, com capas novas e revisão da tradução.

Expectativas após uma retrospectiva Stephen King de luxo

Após conferir nossa retrospectiva Stephen King, reforçamos que o autor comentou que haverá mais Holly Gibney em um livro. Entretanto, por hora, o título é We Think Not (Nós Achamos que Não, em tradução livre), e irá reunir diversos personagens de suas outras obras.

Ele também falou sobre o término da trilogia iniciada em O Talismã e teve como sequência A Casa Negra. Segundo King, Straub enviou um e-mail com o enredo antes de falecer e deu algumas ideias para o livro. Ou seja, ele teria completado o livro e caso o escreva, será um calhamaço digno das boas obras do rei.

Mas como sempre vemos, Stephen King provavelmente irá trazer algumas surpresas durante o ano, na forma de um ou dois contos. Outras coisas estão previstas para o universo King, mas como ainda não foram confirmadas, iremos atualizando na medida que as informações forem sendo disponibilizadas.

Para finalizar, nós da equipe do site Stephen King BR, queremos aproveitar a oportunidade para agradecer a todos pelo apoio durante 2024.  Como vocês sabem, adoramos falar sobre Stephen King e todos vocês nos dão essa oportunidade. Nosso muito obrigado por isso!

Agradeçamos a vocês pelo sucesso de 2023, e desejamos a todos um ótimo 2024, onde esperamos trazer novidades muito em breve!  Longos dias e belas noites a todos!

Para outros artigos, confira os conteúdos exclusivos aqui no Blog do Stephen King BR. Siga-nos também pelo Youtube e Instagram e mantenha-se atualizado com as novidades.

Agradecimentos especiais a Wendel Soares que me ajudou na revisão e editoração desta matéria

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *