Zé-Trapalhões

Os Zé-Trapalhões são uma espécie de mamífero onívoro muito inteligente, que se tornou extremamente numerosa em muitas regiões do Mundo Médio. Trapalhões tem corpos esguios, pequenas orelhas arredondadas, focinhos compridos e bocas que parecem ser puxadas para trás como um sorriso permanente. Suas patas e focinhos não têm pêlos e possuem uma pele escura, aveludada. Porém, o mais proeminente traço físico é o anel de pelagem dourada que cerca cada olho.


Trapalhões são bem adaptados para cavar, com membros curtos, mas fortes, e garras grossas e não-retráteis. Eles possuem uma pequena cauda dobrada e suas pelagens são uma mistura de cinza, marrom e dourado. Existem várias subespécies de trapalhões, variando de trinta a cento e vinte centímetros. Quando alarmados, trapalhões instintivamente eriçam seus pêlos, parecendo quase duas vezes maior que seu tamanho original. Suas câmaras nasais são muito maiores que as da maioria dos mamíferos e contém um grande número de sensores olfatórios, garantindo a eles um senso olfativo apurado.


Trapalhões tradicionalmente vivem em bandos, mas ocasionalmente alguns solitários são encontrados vivendo nas matas. Eles são leais e extremamente territoriais, usando as grandes glândulas de odor localizadas em suas caudas e patas para marcar os territórios. Todos os trapalhões são extremamente inteligentes e capazes de aritmética simples (como contar e somar). Eles também são capazes de dizer e entender sentenças simples. Apesar de serem capazes de usar a fala humana, na maioria das vezes os trapalhões latem, ganem e rosnam para se comunicarem. Eles são tecnicamente onívoros, mas preferem uma dieta de carne e insetos.


Desde os Dias do Eld, a inteligência, olfato e instintos para seguir rastros, tornaram os trapalhões companheiros valorosos. Eles primeiramente foram domesticados e treinados para caças a Pulgas Avós, os insetos que geralmente precedem a chegada dos vampiros “Tipo Um” verdadeiros. Os monges foram os primeiros a descobrir a agilidade natural e esperteza para serem ideais e eficientes em matar essas pulgas monstruosas. Trapalhões também são capazes de seguir um rastro de odor por mais tempo que cães (principalmente detectando o odor ou células de pele e folículos capilares deixados para trás), e foram usados posteriormente como companheiros de caça dos antigos habitantes do Mundo Médio.