Glossário
Ka: Destino
KA-MAI: Ka-mai significa bobo do ka.
KA-TEL: Ka-tel é uma classe de aprendizes de pistoleiros.
TET: Um grupo de pessoas que compartilham os mesmos interesses e objetivos.
Ka-Tet: Grupo de pessoas ligadas pelo destino
AN-TET: O termo tet refere-se a pessoas ligadas pelo mesmo destino ou objetivos. An-tet implica um laço emocional íntimo. Também pode significar intimidade sexual.
Khef: Na língua original do Mundo Antigo, khef significava muitas coisas diferentes, entre elas água, nascimento e força vital. Abarcava tudo que era essencial para a existência. No começo de O Pistoleiro, descobrimos que um indivíduo pode progredir no khef. Quando conhecemos Roland, ele já havia "progredido no khef por muitos anos, e alcançara o quinto nível". Aqueles que atingem os níveis mais altos no khef (níveis sete e oito) são capazes de se separar clinicamente de seus corpos. O eu físico pode estar sedento, mas a mente fica à parte, como uma espectadora.
CHAR: A maioria das palavras na Língua Superior possui múltiplos significados. Entretanto, char é uma exceção a essa regra. Char é a raiz de muitos dos termos do Mundo Médio, incluindo Grande Vento Charlie e Árvore Charyou.
DINH: Um dinh é um líder ou rei. Roland é o dinh de seu ka-tet.
GUNNA: O termo gunna parece significar todos os bens materiais de uma determinada pessoa.
Manni: Tribo nômade do mundo médio.
Erva do diabo: Uma espécie de "droga" do mundo médio, responsável pela loucura e ruína de muitos.
Velha mãe: Lua
Encarnado: Homem com cabeça de corvo, que fugiu ao ver Roland (que segundo alguns, esta em busca do misterioso lugar chamado Algul Siento)
Longos dias e belas noites: Saudação muito usada no mundo médio.
Bisca: Jogo de cartas originalmente disputado com o baralho espanhol. Porém, com sua difusão, hoje em dia o jogo foi adaptado e é jogado com baralhos comuns atuais. O objetivo do jogo é fazer o número de pontos estabelecido pelos jogadores antes de se iniciar a partida, que podem ser 500 pontos ou a soma de 10 rodadas.
Sai: Algo como "senhor" ou "senhorita", geralmente sucedido pelo nome. Por exemplo: "Sai Stephen"
Bom livro: Bíblia
Mescalina: Droga semelhante ao LSD
Pol-Kar: Dança típica de Nova Canaã
Commala: Dança da noite da colheita
Popquim: Sanduíche
Velho Astro: Sol
Mica: Espécie de pedra (minério) sem valor algum, que Roland usa como alvo para ensinar Susannah a atirar.
Silva: Tipo de café servido em River
Roont: Estado em que os gêmeos se encontram quando voltam para Calla, após serem levados pelos lobos. Não chega a ser um estado vegetativo ou totalmente inútil, já que apesar de completamente lerdos, eles ainda possuem consciência. Alguns (como Tia Jaffords) podem até ajudar no arado. Mas em geral, são bobos, de raciocínio lento.
Todash: Espécie de transe. Uma das varias formas de viajar entre os diversos mundos existentes. Não chega a ser um sonho, já que em estado "Todash" você realmente viajava para outros lugares. Quando você está em "Todash" as pessoas não notam sua presença física, mas inconscientemente elas sabem que você está ali.
Graf: Cerveja feita a base de maçãs
Trum: Pessoa com auto poder de persuasão
Dan-Dinh: Significa apresentar ao seu Dinh algum problema insolúvel emocional, geralmente ligado a casos amorosos. Quando alguém faz isso aceita exatamente o que o Dinh sugere, sem questionar
Dash-Dinh: Líder religioso
Dizequemei: Fofocar sobre alguém que não se deve fofocar