André Øvredal não está mais dirigindo a adaptação de A Longa Marcha

Se existe um projeto de adaptação que está entre os mais esperados (ou temidos) dos fãs de Stephen King, é um filme inspirado no romance A Longa Marcha (The Long Walk) de Stephen King sob seu pseudônimo de Richard Bachman!

Logo depois de arrecadar uma boa quantia nas bilheterias com o primeiro filme It, a New Line Cinema se concentrou em trazer A Longa Marcha para as telonas. Na época, foi revelado que James Vanderbilt, roteirista bem-sucedido da Franquia Pânico ao lado de Guy Busick, roteirista de Pânico de 2022 e Pânico VI, escreveram o roteiro da adaptação de A Longa Marcha.

Por fim, as funções de direção de A Longa Marcha foram atribuídas a André Øvredal, um cineasta norueguês cuja estrela foi logo o sucesso de Caçador de Trolls, um filme em estilo de documentário habilmente elaborado sobre um grupo de cineastas estudantes que se propôs a fazer um documentário sobre um caçador de ursos. Øvredal também dirigiu A Autópsia De Jane Doe e a adaptação dos amados livros Histórias Assustadoras para Contar no Escuro. Em agosto de 2020, o diretor disse que queria voltar ao projeto o quanto antes:

“O filme que eu deveria filmar na primavera (2020) e espero poder voltar o mais rápido possível é A Longa Marcha baseado em um romance de Stephen King. Estou trabalhando nisso com Brad Fisher, New Line e Warner Bros. É um grande projeto para mim, uma história única, ninguém nunca viu nada igual. Mal posso esperar, mas no momento os Estados Unidos não estão indo muito bem, então…”

Com seu mais novo projeto, A Última Viagem de Deméter, previsto para chegar aos cinemas em agosto, a Collider teve chance de conversar com Øvredal sobre a produção do filme e obter uma atualização sobre a adaptação de A Longa Marcha. Sua resposta foi curta e bastante decepcionante. Aqui está o que ele disse quando perguntado se ainda está ligado ao projeto:

“Infelizmente não estou, mas é um dos grandes arrependimentos da minha vida não ter feito aquele filme”.

A adaptação do romance A Longa Marcha  deveria ter entrado em produção no passado…, mas o diretor André Øvredal revelou que já não está mais no projeto…, porém, aparentemente parece ter sido abandonado!

“Temos uma história. Temos um roteiro. Estamos trabalhando no roteiro desde o ano passado e até um pouco neste ano. O processo obviamente parou com a greve, mas está vivo, com certeza. COVID e então A Última Viagem de Demeter consumindo dois anos da minha vida certamente prejudicou o progresso.”

Por fim, se André não consegue dizer por que acha que o projeto não está morto, ele especifica que há muitas pessoas que gostam do livro e gostariam de ver uma adaptação. E embora a equipe não inclua Øvredal, também podemos esperar que a adaptação de A Longa Marcha acabe avançando.

No livro A Longa Marcha, A história se passa em uma versão da América onde uma competição é realizada e resulta em um vencedor final ou melhor, um sobrevivente final recebendo uma grande quantia e o prêmio de sua escolha. Como se ganha um lance desses? Caminhando. A caminhada envolve cem meninos adolescentes encarregados de percorrer a US Route 1. Cada caminhante deve manter um ritmo de pelo menos seis quilômetros por hora. Se alguém cair abaixo desse ritmo por 30 segundos, ele recebe um aviso. Se ele não aumentar o ritmo após 30 segundos, receberá outro aviso. Se o caminhante receber três avisos, eles serão mortos. Como muitos dos romances de King, é uma leitura fascinante com uma quantidade significativa de potencial para a tela grande.

O livro A Longa Marcha foi recentemente relançado no Brasil pela Editora Suma no selo Os Livros de Bachman, onde serão relançados os livros escritos pelo pseudônimo de Richard Bachman e você pode adquirir aqui.

A capa da edição de A Longa Marcha, lançada de 2023 pela editora Suma.

O livro vem tentando ser adaptado desde os anos 80, um filme adaptando o livro já vinha sendo cogitado há muito tempo, primeiramente George Romero foi inicialmente abordado para adaptá-lo. Depois Frank Darabont, então um roteirista de terror que lutou por vários anos para arrecadar os fundos necessários para seu primeiro curta-metragem, A Mulher no Quarto (The Woman in the Room), uma adaptação do conto homônimo da antologia Sombras da Noite (Night Shift) de também Stephen King, que detém os direitos desde 1988. O autor havia optado por várias histórias, inclusive O Macaco (The Monkey), mas não havia conseguido construir uma adaptação de A Longa Marcha, Frank Darabont foi sem dúvida um entusiasta nas adaptações de Stephen King, tendo desenvolvido a sua carreira cinematográfica graças ao seu trabalho, nomeadamente com os filmes Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redeption, 1994), Á Espera de um Milagre (The Green Mile, 1999) e O Nevoeiro (The Mist, 2007), além de alguns outros sucessos como a criação de a série The Walking Dead.

É, portanto, lamentável que ele tenha perdido recentemente os direitos do romance para alguém que, embora apoiado por estúdios com meios para montar um bom filme, provavelmente não tem o mesmo entusiasmo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *