Stephen King é o primeiro autor a abordar sobre Covid como tema central em “Holly”.

ESTE POST CONTÉM SPOILERS do novo livro de Stephen King, Holly.

Stephen King está ciente que haverá muitos haters que se manifestarão contra o seu novo livro, que foi lançado em 5 de setembro, haja vista que está recheado de críticas ferrenhas às pessoas anti-vacina e apoiadores de Trump.

Muitos fatos relatados não se trata de ficção, então aqueles que dizem que não terão problema ao ler Holly, porque Stephen King só escreve ficção, terão que rever seus conceitos e voltar à escola, pois todos os livros são muito mais que isso.

Voltando ao livro, em Holly, encontraremos nossa protagonista participando do funeral virtual de sua mãe, que negava Covid., e agora ela se sozinha em um mundo mais aterrorizante do que nunca: um mundo em que doenças aparecem em cada esquina, homens negros são assassinados nas ruas e uma dupla idosa de professores prende e come pessoas mais jovens em seus esforços para reduzir a marcha do tempo, e desta vez não teremos nada de sobrenatural, o horror aqui é 100% real.

A revista Rolling Stone conversou com King antes da publicação de Holly para falar sobre Holly, e Inteligência Artificial presente ou não – no mundo literário. 

Vejamos a entrevista:

Quando você decidiu dar a Holly seu próprio livro?
Bem, acho que gostei muito da Holly. Você conhece personagens e alguns com os quais não quer continuar. E alguns deles… eu realmente queria ver o que ela estava fazendo. Eu gosto muito dela porque ela é uma estranha combinação de insegurança, TOC e habilidade de detetive.

Você se vê nela?
Sim. Tenho muitos tiques de TOC, arrumo quadros em quartos de hotel estranhos, esse tipo de coisa. Sinto que não posso realmente ir para a cama a menos que tenha escovado os dentes meia dúzia de vezes ou algo assim. E então, sim, eu a reconheço muito e certamente vi muitas pessoas que estão na situação dela que foram maltratadas durante o ensino médio ou em suas primeiras experiências de trabalho, e ainda assim floresceram. Gosto de Holly porque ela começou tarde, digamos assim.

Sim, eu também gosto disso – ela teve uma vida que a mãe queria para ela, e então ela explodiu completamente.
Isso mesmo. Ela deveria ficar sob o controle da mãe e, claro, a mãe desempenha um papel importante neste livro porque Holly nunca está realmente livre de sua mãe. Acho que nenhum de nós realmente está.

Ouvi dizer que a ideia deste livro veio de uma visão que você teve de Holly participando do funeral de sua mãe no Zoom.
Sim, exatamente. Às vezes você tira uma foto e diz para si mesmo: “Quero escrever esta cena, mas não tenho nada para acompanhá-la. É por si só.” E para mim, é sempre um processo de duas partes. Eu pego uma cena e realmente quero escrevê-la, e penso sobre isso, e sei quais seriam as palavras para aquela cena em particular, mas não há nada para conectá-la. Então eu tive essa imagem de Holly no funeral do Zoom e desligando a câmera para que ela pudesse abaixar a cabeça e chorar.

Ouvi dizer que a segunda inspiração para este livro foi uma notícia que você leu sobre um casal de idosos que matou um membro da família. Holly parece geralmente lidar com criaturas sobrenaturais – como o Outsider que muda de forma no livro com esse nome – mas o casal neste livro parece muito mais assustador.
Holly fala um pouco sobre isso no final e diz algo como: “Quando você lida com pessoas como o Outsider, é quase reconfortante de certa forma, porque você pode dizer que se existe uma força externa para o mal, então deve haver uma força externa para o bem.” Onde no mundo real, quando você lida com pessoas como os [professores canibais] os Harris, eles parecem ultrajantes – até que você os coloque na perspectiva de pessoas como Dennis Rader, o assassino de BTK que fez coisas indescritíveis com suas vítimas, simplesmente indescritíveis. Há policiais envolvidos nesses crimes que simplesmente não falam sobre o que viram em algumas dessas cenas de crime. Então esse é o mal interior, o lado prosaico disso.

[Rader] era um homem muito prosaico e, em muitos aspectos, os Harris são pessoas prosaicas. Eles são acadêmicos. Tenho certeza de que você já fez faculdade e conheceu professores que subiam em seus cavalinhos de pau e simplesmente tagarelavam sobre essas coisas. E Rodney Harris é esse tipo de cara. Ele apenas acredita na santidade da carne.

Tem havido muitos canibais surgindo na cultura pop recentemente . O que você acha que há neles que é tão inquietante para nós?
Acho que é um dos nosssos grandes tabus. Uma das coisas interessantes sobre todas aquelas criaturas que foram geradas por George Romero, os zumbis, os zumbis comedores de carne, é que dizemos a nós mesmos: “Oh, meu Deus, essa é a pior coisa que posso imaginar. ” Rodney está sozinho em uma aula, Rodney e Emily. Mas Emily, é claro, é a mais maluca das duas porque está menos interessada na santidade dos fígados e cérebros e esse tipo de coisa do que em se vingar de pessoas de quem não gosta.

Fiquei impressionado com o quanto Covid desempenha um papel no livro. Em 2023, por que você achou importante torná-lo um ponto tão central?
Bem, eu queria escrever o livro ambientado na época em que estava realmente escrevendo o livro, que era por volta de 2020 ou 2021. E pensei comigo mesmo: “Ninguém acreditaria nisso se não tivesse passado por isso. Ninguém entenderia realmente a paranóia e o medo da Covid.” As pessoas verão imagens de arquivo quando estivermos velhos e grisalhos. Bem, agora estou velho e grisalho, mas quando você estiver velho e grisalho, as pessoas verão imagens de corpos sendo colocados em caminhões refrigerados em frente aos hospitais e dirão: “Isso realmente aconteceu? Isso poderia realmente ter acontecido? E é claro que sim. Nesse sentido, Holly é uma cápsula do tempo de uma época específica em que eu estava escrevendo o livro.

Não sinto que tenha lido muitos livros escritos durante a Covid que o incluam como mais do que uma nota lateral.
Sim, acho que isso é verdade. E é difícil de fazer porque toda a questão das máscaras é – não sei se você se lembra disso ou não, mas houve um tempo nos anos 90 em que os celulares chegaram e todo mundo disse: “Bem, isso vai acabar com isso.” Há muitos tropos da ficção de suspense porque você pode simplesmente pegar um telefone do bolso de trás e ligar para as pessoas.

E quando falamos de Covid, estamos a falar de pessoas que mascaram as suas expressões, e isso apresenta uma série de problemas diferentes. E sempre há aquela pergunta: “Você vai dar tapinhas nos cotovelos? Você vai apertar a mão? Então apresentou problemas, digamos assim. E tentei fazer de uma forma que não ficasse chato. Isso é algo que críticos e leitores descobrirão por si próprios e terão suas próprias opiniões.

Eu sei que há muitas pessoas no X, ou como você quiser chamá-lo, que estão convencidas de que a Covid acabou e não é mais uma preocupação constante. O que você acha daquela idéia?
Bem, a mãe de Holly nega a Covid e ela morre no hospital de Covid. E até o final ela diz: “Acabei de pegar uma gripe. A gripe é o que eu tenho. E eu acho que isso não é uma coisa nova. Há anos que há pessoas que negam a vacinação e dizem que se você se vacinar para um certo tipo de coisa, vai causar defeitos congênitos em seus filhos, isso e aquilo. Ou se você vacinar seus filhos, eles poderão ter derrames. E você vê as mesmas coisas sobre as vacinações da Covid.

Há uma história constante de que milhares de pessoas estão morrendo de doenças cardíacas por causa das vacinas. Não é verdade, mas ganhou muito crédito. Então há muito disso. E tentei colocar isso no livro. Há personagens no livro que apenas dizem: “Não acredito nessa besteira. É tudo uma porcaria.” E essa é a vida que vivemos. E sempre tento refletir a época em que estou escrevendo.

Jerome e Barbara Robinson – colega de trabalho de Holly na Finders Keepers e sua irmã – desempenham um papel importante neste livro. Você prevê que eles receberão seus próprios livros?
Jerome é muito importante no que estou escrevendo agora. Estou escrevendo outro livro, e Jerome está envolvido com este, especialmente porque em muitos dos primeiros livros, o trabalho de Jerome na Agência Achados e Perdidos tem a ver com encontrar cães perdidos ou sequestrados. Então, tive a chance de fazer algo neste livro com isso, e estou muito feliz em vê-lo envolvido. Ele é um personagem legal.

Ele realmente é. Também adoro o seu amor pelos cães que permeia todo o seu trabalho. Como está seu cachorro?
Molly é ótima. Ela teve um tumor removido do pescoço este ano. Ela está envelhecendo um pouco, mas ainda é legal. E eu acho que com os cães em particular, eles fazem parte de nossas vidas e, ainda assim, envelhecem muito mais rápido do que nós, há um tipo de ciclo que podemos ver nos cães e que não vemos em nossos amigos. Nossos amigos humanos, devo dizer.

Adoro que no seu livro Conto de Fadas – sobre um jovem que encontra um portal para outro mundo – o cachorro volta a ser jovem quando dá um passeio em um relógio de sol mágico.  
A pergunta que recebi muitas vezes quando as pessoas viam a capa do Conto de Fadas e liam um pouco sobre ele, as pessoas me perguntavam: “Não quero ler este livro se o cachorro morrer. O cachorro morre? E minha resposta a isso sempre foi: “Você tem que ler o livro para descobrir”.

Você deve conseguir muito disso depois de O Cemitério . O gato não teve exatamente o mesmo destino.
Bem, o gato voltou. Simplesmente não era mais um gato muito legal.

Infelizmente, acho que teria adorado o gato de qualquer maneira! De qualquer forma, voltando a Holly : Barbara também explora bastante seu talento com a poesia. Eu sei que você escreveu alguns ao longo dos anos. Você se aprofundaria nisso?
Bem, de certa forma é como compor músicas. Eu amo música e não consigo escrever uma música para salvar minha vida. E eu adoro poesia, adoro lê-la, e não consigo escrever poesia muito boa. Há um pequeno poema em Holly que gosto e que escrevi, e que tem a ver com grama. Mas eu nunca tentaria escrever um livro centrado na necessidade de escrever muitos poemas. Eu simplesmente não consigo fazer isso.

Então você mencionou música e sei que é um grande fã de escrever e ouvir música. O que você está ouvindo enquanto escreve atualmente?
Ah, eu não ouço tanto quando escrevo. Acho que é porque desacelerei um pouco, ou o processo de pensamento não é tão ágil como era quando eu tinha, digamos, 30, 35 anos, esse tipo de coisa. Mas eu ainda ouço quando revisando, e ouço muito rock & roll alto.

Ultimamente, acho que tenho ficado meio preso a Foghat e Bob Seger, pessoas assim. Mas também tenho ouvido bastante música country. Muitos Travis Tritt e Alan Jackson, pessoas assim. Você já ouviu essa música do cara? É “North of Richmond” ou algo assim?

Sim. “Rich Men North of Richmond” O que você acha disso?
Não sei! Ainda não ouvi a música, mas vi fotos dele. Ele tem barba e um violão legal. 

Faz parte de uma grande guerra cultural entre a direita e a esquerda neste momento, o que é interessante. Mas eu tenho que perguntar, ouvi dizer que você é um grande fã de “Mambo No. 5” de Lou Bega?
Oh sim. Grande momento. Minha esposa ameaçou se divorciar de mim. Eu escutei muito essa música. Eu tinha ela mixada. Eu adorei essas coisas de jogo prolongado e joguei os dois lados. E um deles era totalmente instrumental. E toquei aquela coisa até minha esposa dizer: “Mais uma vez e vou deixar você, porra”.

O que você estava escrevendo naquela época?
Acho que provavelmente 22/11/63 . Mas quando escrevo, há coisas que posso ouvir muito. E muito disso é techno ou disco, mas techno em particular, tem um grupo chamado LCD Soundsystem, e eu adoro isso. Fat Boy Slim é outra pessoa. Eu posso apenas ouvir essas coisas. Se você tentasse escrever e ouvir Leonard Cohen, como diabos você faria isso? Porque você teria que ouvir as palavras e ouvir o que ele está dizendo. Mas com algumas coisas do techno, ou KC e Sunshine Band, Gloria Gaynor, está tudo bem.

Então, o que você tem lido ultimamente?
Estou lendo Amada pela primeira vez, de Toni Morrison. Cheguei ao ponto em que disse: “Você tem 75 anos, é melhor se apressar e ir atrás disso”, porque sempre tive a intenção de lê-lo. E é interessante. É um bom livro. E estou lendo Robert Goddard, que é um escritor inglês de mistério, e gosto das coisas dele também. Coisas muito diferentes, mas está tudo bem. Li um livro da Colleen Hoover recentemente. Termina conosco .

O que te atraiu emColleen Hoover?
Eu queria ver o que ela fazia porque ela é muito popular. Então eu li aquele livro e pensei comigo mesmo: “Ah, sim, entendi. Eu entendo porque ela é popular. Ela conta uma boa história.

Então li seu ensaio sobre IA no Atlântico , que foi interessante porque é muito diferente da opinião de muitas outras pessoas sobre IA. Estou curioso para saber como você vê isso se integrando à literatura.
Bem, deixe-me apenas dizer que me preocupo com a IA no que se refere aos roteiristas e aos escritores que estão envolvidos na escrita para a TV. Porque existe esse medo, acho que é um medo não declarado, de que a IA tenha escrito sitcoms o tempo todo e algumas séries dramáticas também, porque são bastante estereotipadas. Eles são bonitos pelos números. Mas no que diz respeito à IA e aos livros escritos pela IA, aos scripts escritos pela IA, o que você pode fazer a respeito? Você poderia muito bem ser o Rei Canuto tentando reverter a maré porque isso vai acontecer.

Mas acho muito, muito difícil acreditar que a IA – até atingir a senciência real, o que ainda está muito longe – possa escrever qualquer coisa. Eu li poemas de IA que eram no estilo, digamos, de William Blake, e eles têm coisas de Deus e de cordeiro e tudo isso, mas não é a mesma coisa. Não está nem perto. É como a diferença entre a Budweiser e algumas cervejas genéricas. Então os dois te deixam um pouco formigando, mas não é a mesma coisa. 

Fonte: Rolling Stone

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *