“Ela era só uma criança”: A exteriorização do BULLYING em “Carrie”, de Stephen King

Longos dias e belas noites Kingmaníacos! Hoje o post é um pouco diferente. No ano passado eu apresentei meu trabalho de conclusão de curso, para obter o grau de licenciado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), e o tema do meu tcc foi relacionado ao livro “Carrie”, mais precisamente sobre como defender o uso do texto literário para debate em sala de aula, com o objetivo de tecer uma análise crítica um pouco mais aprofundada acerca do conceito de “bullying” e sobre como ele é abordado no romance de Stephen King, além de traçar pistas sobre como a utilização da temática pode auxiliar na conscientização, prevenção e combate ao fenômeno em sala de aula. No trabalho ainda abordei um pouco mais sobre a questão da desmitificação do conceito de que “literatura de massa não presta” e sobre como o distanciamento de obras mais populares tendem a privar o aluno de legitimar suas próprias escolhas e desenvolver o prazer espontâneo pela leitura…

Como referencial bibliográfico foram utilizados, entre outros autores, principalmente os conceitos abordados pelo Dr. Dan Olweus – pioneiro no estudo sistematizado do Bullying – em seu livro Bullying at school e os estudos realizados pela psiquiatra brasileira Ana Beatriz Barbosa Silva, divulgados em um de seus trabalhos mais conhecidos; Mentes Perigosas nas Escolas: Bullyng (2010).

Algumas pessoas me pediram para que eu enviasse o trabalho por email, mas como foram muitas (e como o assunto se encaixa perfeitamente no tema do site), achei melhor publicá-lo aqui, assim todos têm acesso. E se você, leitor constante, também possui algum trabalho acadêmico relacionado ao autor (artigo científico, trabalho de conclusão de curso – graduação, mestrado, doutorado…) pode ficar a vontade para enviá-lo para o endereço edilton@stephenking.com.br que eu publico aqui. No mais, espero que gostem e desejo a todos (que tiverem paciência para isso rs) uma boa leitura.

Clique AQUI para baixar o arquivo em PDF.

REFERÊNCIAS

CORINGA, S. M. V.; MOREIRA, S. A. DA SILVA.; GOMES, E. A. F. O Ateneu: Um território marcado pelo bullying. Quipus, Natal, a. 2, n. 1, p. 47-53, 2013.

COLOMER, Teresa. A Formação do Leitor Literário. São Paulo: Global Editora, 2003.

DIAS, Lea Costa Santana. A literatura infanto-juvenil enquanto prática de combate ao bullying: Estratégias e planos de ação. Salvador. Disponível em: <http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/29/artigo213836-2.asp >Acesso em 15/09/2014.

KING, Stephen. Carrie, A Estranha. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

PAULINO, Graça. Saberes literários como saberes docentes. In: Presença Pedagógica. Belo Horizonte, v.10, nº 59, pp. 55-61, set./out., 2004.

PAZ, Eliane H. Massa de qualidade. In: I Seminário Brasileiro sobre o Livro e História Editorial, 2004, Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa. Disponível em: <http://www.livroehistoriaeditorial.pro.br/pdf/elianehpaz.pdf> Acesso em 11 de Novembro de 2014.

SPIGNESI, Stephen. O Essencial de Stephen King. São Paulo: Madras Editora, 2003.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes perigosas nas escolas: bullying. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010.

TODOROV, Tzvetan. Leitura e leitores. São Paulo: Folha de São Paulo, 18 fev. 2007. Entrevista concedida a Jorge Coli.

ZILBERMAN, Regina. & SILVA, EZEQUIEL Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. 2ªed. São Paulo/ Campinas: Global/ALB, 2008.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

4 respostas

  1. Parabéns pelo trabalho!
    Também vou fazer meu TCC em Letras sobre o King, só não sei exatamente o tema ainda. Vou ler Sobre A Escrita agora pra ver se vem alguma inspiração. Se tiver alguma dica, agradeço! 🙂

    1. Que bom que gostou Kallú. Há várias coisas que você pode abordar, dependendo da área do seu tcc (linguística, análise do discurso e etc). Recomento que leia “O essencial de Stephen King” também. Talvez te ajude nesse processo de escolha. Abraço!

  2. Edilton, iniciei agora no meu projeto de TCC e farei sobre o livro Misery do Stephen King. Me interessei muito pelo seu trabalho e gostaria de saber se existe a possibilidade de que você me disponibilizasse ele para leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *