The Plant

Ficha técnica

Título Original: The Plant
Título Traduzido:
Ano de Publicação: 1982 – 2000
Páginas: 291 (Edição de 2000 – Philtrum Press/StephenKing.com)
Data de Publicação nos EUA: 11/1982
Personagens: Carlos Deitweller, John Kenton, Riddley Walker
Conexões:
Personagens Citados:

Sobre o livro

A Editora Zenith não vai bem. Muitos problemas, poucas soluções. A maioria dos manuscritos enviados para lá não passa de lixo puro e suas vendas andam de mal a pior. Mas, certo dia, a Zenith recebe uma carta do misterioso Carlos Deitweller, que promete enviar seu próprio manuscrito do maior livro já escrito sobre magia negra. Pasmos com o grotesco manuscrito, que veio acompanhado de fotografias nada bonitas, a editora liga para a polícia. Irado com a “resposta” da Zenith, Carlos resolve mandar-lhes um pequeno “presentinho de agradecimento”: uma inocente plantinha…, mas só de aparência.

Curiosidades

  • The Plant é o único romance de Stephen King a ser publicado e nunca finalizado.
  • A exemplo de Carrie, a Estranha, esta história é contada inteiramente usando-se do método epistolar (através de cartas, e-mails, artigos, etc…).
  • Sobre se algum dia ele finalizará The Plant, King invariavelmente diz: “O tempo dirá”.
  • A história começou a ser escrita e publicada em 1982 (Capítulo 1), 1983 (Capítulo 2) e 1985 (Capítulo 3). Em 2000, King lançou mais 3 partes inéditas (junto com as três primeiras) no formato e-book, totalizando 6 capítulos que compõem a primeira (e, até hoje, única) parte de The Plant, intitulada “Zenith Rising” (algo como “A Ascensão da [editora] Zenith”).
  • A publicação nos anos 80 dos três primeiros capítulos se deu no formato de cartões de Natal exclusivamente para parentes e amigos próximos de Stephen King.
  • Há dois motivos pelos quais King parou de escrever a história. Durante os anos 80, a Warner Bros. lançou o filme “A Pequena Loja de Horrores”, que possui uma temática parecida com a premissa do livro. King também achou isso, e resolveu parar de escrevê-lo por ora. Em 2000, depois do sucesso da publicação em e-Book da noveleta Andando na Bala, King resolveu publicar os 6 capítulos da primeira parte de The Plant (Zenith Rising) na internet. O autor fez um acordo com os fãs: eles teriam a opção de pagar 1 dólar por cada uma das três primeiras partes (2 dólares para as partes 4 e 5), ou baixar os e-Books de graça. Porém, se a quantidade de não-pagantes ultrapassasse 25%, ele novamente encostaria o projeto. Infelizmente, foi o que aconteceu.

Referências Narrativas

  • O uso de “can tak” e “can tah” por Dettweiler, muito parecido com Tak vilão de Desespero.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe!