O Cemitério (1983)

Ficha técnica

Título Original: Pet Sematary
Título Traduzido: O Cemitério
Ano de Publicação: 1983
Data de Publicação nos EUA: 14/11/1983
Personagens Principais: Louis Creed, Jud Crandall, Victor Pascow, Gage Creed, Rachel Creed
Conexões: Cão Raivoso; ‘Salem
Adaptações: Cemitério Maldito (1989); Cemitério Maldito (2019)
Derivados: Cemitério Maldito II (1992); Cemitério Maldito: a origem (2023)
Disponível no Brasil pelas Editoras: Francisco Alves (1984); Rio Gráfica (1985); Círculo do Livro (1986); Planeta DeAgostini (2004); Objetiva (2006); Ponto de Leitura (2011); Suma de Letras (2013)

Sobre o livro

Os Creed acabaram de se mudar para uma pacata cidade do interior. Lá, Louis, o chefe da família, trabalha como médico da escola local, enquanto sua esposa e seus dois filhinhos ficam em casa. Eles conhecem o vizinho Jud Crandall, que conta a Louis sobre um misterioso cemitério indígena que tem o poder de trazer os mortos de volta à vida. Quando um evento trágico acontece, Louis se vê num terrível dilema: fazer o que ele quer fazer ou seguir o conselho de Crandall de que “às vezes, a morte é melhor”?

Curiosidades e referências

• Concorreu ao World Fantasy Award na categoria de melhor romance, em 1984.

Curiosidades com spoilers

• O nome do filho de Louis, Gage, provavelmente é uma referência ao capataz de construções de trilhos, Phineas Gage, que sofreu um horrível acidente quando um bastão de ferro o acertou em cheio na cabeça, destruindo um, ou possivelmente, dois lóbulos frontais. Gage, que deveria ter morrido, incrivelmente sobreviveu ao acidente, entretanto, um dos efeitos colaterais do acidente foi a mudança de personalidade.

• O personagem Gage, assim como Phineas, deveria ter morrido (mas Louis o ressuscitou), e assim como Phineas, ele também voltou com sua personalidade mudada, disposto a matar o próprio pai (apesar de não haver indícios de Phineas ter ficado violento).

Referências

• Menção a Derry, cidade onde os livros It, A Coisa e Insônia, e o conto “Extensão Justa” do livro “Escuridão Total Sem Estrelas” acontecem.

• Enquanto dirige, Rachel Creed passa por uma placa apontando um caminho que leva à cidade de Jerusalem’s Lot, cidade do romance Salem.

• Logo, ela passa por uma cidade chamada Pittsfield, cidade natal do estudante que trapaceou em um dos exames de Jonesy, em O Apanhador de Sonhos.

• O cereal Cocoa Bears que Gage come no café da manhã, foi feito pelas indústrias Sharp, a mesma do romance Cão Raivoso.

• Jud Crandall também comenta com Louis sobre um São Bernardo que teve raiva e saiu matando quem visse pela frente em Castle Rock (o próprio Cujo).

• Steve Masterton liga para Louis e pergunta se ele quer jogar tênis, Louis declina, e Masterton responde (no original em inglês) “You sure? All work and no play make Jack a dull boy, you know”, frase célebre usada pelo personagem Jack Torrance, na adaptação de O Iluminado, de 1980.

Vídeos

Edições brasileiras

A primeira edição de “O Cemitério” foi publicada no Brasil pela Editora Francisco Alves, em 1984. No ano seguinte o livro seria públicado pela Rio Gráfica. Essa editora ficou famosa na época por publicar a revista Kripta várias outras hqs, principalmente da Sergio Bonelli Editore, como Tex, Zagor, entre outros. A edição mais recente (até a data de publicação deste post) é a da Editora Suma, de 2013, que também é constantemente reimpressa, sendo um dos livros mais fáceis de encontrar, do autor. Em 2019 a Editora Suma reimprimiu o livro com uma sobrecapa baseada na capa da nova adaptação do filme, publicada naquele ano.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!