Uma semana após o lançamento de um dos filmes de terror mais célebres de todos os tempos, “O Iluminado”, em maio de 1980, o diretor Stanley Kubrick solicitou o corte de dois minutos finais do filme, que acabaram ficando de fora da versão que conhecemos atualmente. A cena era um epílogo, que se passava no interior de um hospital, após os eventos ocorridos no Overlook Hotel, onde Mr. Ullman (Barry Nelson) conta para Wendy (Shelley Duvall) que o corpo de Jack Torrance (Jack Nicholson) não tinha sido encontrado… Antes de ir embora Wendy ainda se lembra de dar para Danny a mesma bola amarela que o atrai para o quarto 237, no início do filme. No epilógo ainda é citado que o overlook hotel permanecia em funcionamento, fechando apenas durante o inverno.
Foram poucos os “sortudos” que tiveram a oportunidade de ver a tal cena excluída. Todos os exemplares conhecidos dela foram destruídos, e o que resta são apenas rumores de que ainda existe uma cópia sobrevivente. Apesar disso, ainda restam alguns indícios da cena, como polaróides de continuidade, figurinos e guarnições de filme 35mm nos arquivos do diretor Stanley Kubrick. O diretor de Toy Story 3, Lee Unkrich, que mantém o tumblr “Overlook Hotel“, teve acesso ao trecho do roteiro que descreve a cena (vide o final do post).
Sobre a cena final a co-roteirista de “O Iluminado”, Diane Johnson disse o seguinte:
“Kubrick tinha filmado uma cena final que foi cortada, onde Wendy e Danny estão se recuperando do choque em um hospital e onde Ullman os visita. Kubrick e eu sentimos que deveríamos vê-los no hospital para que soubéssemos que eles estavam bem. Ele tinha um fraco por Wendy e Danny e pensei que, no final de um filme de terror, o público deve ter a certeza de que tudo voltou ao normal.”
Sobre a cena deletada, o próprio Kubrick falou, em Junho de 1980, durante um telefonema num comunicado a imprensa:
“Eu apaguei uma cena breve, um epílogo entre Shelley Duvall e Nelson Barry, que teve lugar em um hospital após a conclusão da ação principal do filme. Depois de várias exibições em Londres, um dia antes do filme estrear em Nova York e Los Angeles, quando eu era capaz de ver pela primeira vez o tom fantástico de emoção que o público atingiu durante o clímax do filme, eu decidi que a cena era desnecessária. Não tinha sido possível mudar todas as cópias de Nova York e Los Angeles estréia.”
Curiosidade: A continuação do romance “O Iluminado”, prevista para ser lançada ainda este ano, trás Danny de volta, trabalhando justamente em um hospital.
Trecho final com o epílogo no hospital (clique na imagem para ampliar)
Fonte: www.theoverlookhotel.com e www1.folha.uol.com.br
Professor de Língua Portuguesa e Literatura, graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), pós-graduado em arte/educação pela UFG, viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Stephen King desde 1996.
2 Responses
Só em uma palavra: fantástico.
Pena que não há cópias. Funcionaria e muito como um mini-metragem.
Abraços sinceros
Verdade Leon. Mas acho que os planos para adaptar o prelúdio do iluminado serão melhores rs