O HQ “American Vampire”, não tem vampiros bonzinhos e eles também não brilham, pois tem como autoria Stephen King, o grande gênio da literatura de terror e que com certeza leva o tema vampiro a sério. A edição de luxo, lançada agora no Brasil, reúne os cinco primeiros números da história, sucesso de crítica e público, principalmente pelo roteiro muito bem escrito e uma arte, assinada pelo brasileiro Rafael Albuquerque, que foge do lugar comum…
A história se passa no velho oeste, quando um bando de vampiros europeus domina tudo e quer transformar os americanos em alimento. Em meio a isso, por acidente, o ladrão e assassino Skinner Sweet acaba sendo transformado no primeiro vampiro criado nos EUA.
Rafael Albuquerque diz que foi “tranquilo” trabalhar com Stephen King. “Este foi o primeiro projeto dele para os quadrinhos, então ensinamos muito para ele, e ele nos ensinou muito. Apesar de gostar de quadrinhos, ele não estava acostumado com a linguagem, mas sem sombra de dúvidas, o roteiro dele é o máximo.”
“Fiquei bem impressionado [quando soube da participação de King], pois sei o quão conhecido e respeitado ele é. Quando vi seu nome, tive noção de que o projeto teria uma dimensão muito grande”, afirma Rafael.
O livro mostra duas histórias paralelas e acompanha o período de consolidação dos Estados Unidos como nação. Uma delas, escrita por King, começa em 1880 e mostra como Skinner Sweet, um dos mais temidos ladrões do Velho Oeste, transformou-se em um novo tipo de vampiro, evoluído, resistente à luz do sol.
A outra, desenvolvida por Snyder, se passa nos anos 1920, em Hollywood, e mostra a saga por vingança de uma neovampira que sonhava ser atriz de cinema.
O que não falta às duas tramas é muito sangue, restaurando o histórico de horror vinculado ao personagem. O trabalho rendeu ao trio de artistas o Prêmio Eisner de melhor nova série de 2011 – o Oscar dos quadrinhos americanos.
“Queríamos fazer a melhor história de vampiros que conseguíssemos e esse reconhecimento acabou sendo uma grata surpresa”, diz Rafael.
Fontes: Destak.com.br
Band.com.br
Lana Francielle, formada em Direito, leitora fiel de Stephen King desde 2002, administradora da Insônia Literária (Insta e Youtube).
3 Responses
O cara parece o ANdré Vianco
Li em um site que Stephen King apenas participou nas 5 primeiras edições, e as demais ficaram a cargo de um único escritor, Scott Snyder. É isso mesmo?
Isso mesmo!! Atualizei o post com essa informação!