Já ouviu falar da Misaki? Ela estava na nona série, classe 3. Isso aconteceu há 26 anos atrás. Ela era popular desde a sétima série. Ela era inteligente, bonita e tinha uma ótima personalidade. Tanto os professores quanto os alunos adoravam ela. Mas, logo que começou a nona série, a Misaki morreu. Fiquei sabendo que foi num acidente. É claro que todos ficaram chocados. Até alguém dizer aquilo… Ele apontou para a mesa da Misaki e falou: A Misaki não está morta. Ela está bem ali.

         Essa é a premissa de Another, um anime que até agora me impressionou bastante.

Ele é ligeiramente novo, tem um pouco mais de um mês. Assisti os cinco episódios que foram lançados por aqui e acredito que serão 12 no total (pelo menos de acordo com o MyAnimeList).

A história se passa na cidade de Yomiyama, com a chegada de Koichi Sakakibara que acaba de se mudar de Tókio por causa do trabalho do pai. Yomiyama é a cidade natal de sua mãe, que já morreu, então Koichi passa a morar com os avós.

Ele é matriculado na escola da cidade, a Yomi Norte e fica na sala 3 do nono ano. Porém esta sala carrega um grande segredo, uma espécie de maldição. Há 26 anos atrás uma garota que a freqüentava morreu, mas naquele ano todos fingiram que ela ainda estava viva…

Koichi percebe que há algo estranho na sala, com os alunos, inclusive com os professores, mas ninguém lhe conta o que é. No seu primeiro dia de aula ele conhece uma menina chamada Misaki Mei, mas parece que ele é o único que tem coragem o suficiente para conversar com ela e falar sobre ela. Eles recomendam que se afaste de Mei senão coisas ruins podem acontecer… então, as mortes começam.

Gostei muito do clima que o anime proporciona. Não é nada exagerado nem contido demais, achei na medida certa. A trilha sonora, o aspecto dos personagens, o modo de como os alunos desviam sobre o assunto da menina de 26 anos atrás, as mortes que são sangrentas e brutais, tudo contribui para um ótimo anime de terror.

Aí você me pergunta o que isso tem a ver com Stephen King. Acontece que o anime tem referências a autores de suspense, inclusive ao mestre!

Referência a Stephen King

Esta acontece no primeiro episódio, onde a enfermeira surpreende Koichi que está lendo um livro do King.

Se repararmos nessa imagem dá para ver que o livro citado é O Cemitério.

Há também outras referências, como Lovecraft:

Referência a Lovecraft

John Saul, um autor que não conhecia, mas pelo que pesquisei os livros dele são bem interessantes.

Referência a John Saul

Encontrei três títulos dele lançados no Brasil:

Já adicionei os três na minha lista para leitura!

E a última referência que encontrei foi a seguinte:

Referência a "O Grito"

O “assiste” na legenda ficou estranho, porque O Grito não é um filme (não, não é esse que você pensou) e sim um quadro:

A obra de Edvard Munch ficou bem famosa pelo fato de expressar muito bem a dor e desespero.

Bom, a indicação está dada. Podem ver Another sem medo – ou com – que não irão se arrepender.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

6 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *