King Noir, novo livro sobre as ficções policiais de Stephen King

Foi anunciado um novo livro sobre Stephen King, desta vez é King Noir – The Crime Fiction of Stephen King, de Tony Magistrale e Michael J. Blouin com contribuições do próprio Stephen King e de Charles Ardai. Lançado em capa dura e brochura em abril de 2025.

Descrição do livro

Nos últimos trinta anos, Stephen King recebeu enorme atenção tanto da imprensa popular quanto dos acadêmicos que buscam explicar o fenômeno único de seu sucesso. Livros sobre King exploram seu cânone em contextos religiosos, políticos e históricos, mitológicos, góticos/terror (especialmente na literatura americana) e em uma ampla variedade de outros contextos apropriados para um escritor que, ao longo do último meio século, se tornou o “Narrador da América”. Começando com um capítulo nunca publicado, escrito pelo próprio Stephen King, sobre a influência do gênero em sua escrita, King Noir faz uma contribuição inestimável para os estudos sobre King ao colocar suas obras em diálogo com a ficção policial americana.

Este é o terceiro livro que Tony Magistrale e Michael J. Blouin coautoraram sobre o trabalho de Stephen King, e o primeiro a considerar o cânone de King através da lente da ficção policial. King Noir examina não apenas os próprios esforços de King em escrever no gênero detetive, mas também como o gênero detetive encontra seu caminho em trabalhos geralmente considerados como ficção de terror.

Em entrevistas, King reconheceu sua dívida para com escritores anteriores do gênero, como Ed McBain e Raymond Chandler, e muito mais frequentemente faz referência a escritores de romances policiais do que a escritores de terror. Pode-se especular que King se tornou escritor por causa de seu amor pela ficção policial pulp, que ele continua a ter em alta estima. De Zona Morta a Mr. Mercedes, da ficção policial de seu pseudônimo Richard Bachman ao seu romance mais recente, Holly, King retorna obsessivamente aos padrões estabelecidos pelos detetives americanos de todos os tipos, prestando homenagem a eles ao mesmo tempo em que inova nas fórmulas que herdou. Focar em um Stephen King hardboiled é descobrir novas e empolgantes vias de investigação sobre um dos contadores de histórias mais duradouros e adaptáveis da América.

E vocês, Leitores Fiéis? Tem interesse em saber mais sobre as ficções policiais de Stephen King? Não esqueçam de deixar suas opiniões aqui nos comentários.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *