Desconhecido pela grande maioria dos leitores de King, o manuscrito de O Iluminado (até então conhecido como The Shine) era bem maior do que a versão final produzida. Devido aos gastos excessivos com a impressão de livros, a editora Doubleday resolveu, por livre e espontânea pressão, cortar o prólogo e o epílogo do livro para diminuir a contagem de páginas. O prólogo, originalmente chamado Before The Play, foi lançado anos mais tarde em uma coletânea de contos de terror chamada Whispers… nos anos 80. Sobre o prólogo, King deu a seguinte declaração:
“A minha ideia original era de escrever O Iluminado como uma tragédia shakesperiana, com cenas ao invés de capítulos. Com essa ideia em mente, eu escrevi Before The Play, que contava a história do Overlook e sua construção e diversos acontecimentos terríveis que aconteceram antes dos eventos no meu livro.”
Com quase 40 páginas, o prólogo deletado pode ser lido na íntegra, em português, aqui: Baú do Stephen King: “Before the Play”, conheça o prólogo perdido de” O Iluminado”
Depois de escrever o livro, King não estava satisfeito com o final da obra e resolveu escrever After The Play, um epílogo que contava o destino do Hotel Overlook depois dos acontecimentos em O Iluminado. Devido aos processos editoriais, esse epílogo foi perdido e nem mesmo Stephen King tinha uma cópia. No início de Junho, entretanto, um colecionador norte americano comprou um manuscrito de O Iluminado com um capítulo a mais chamado “After”. Depois de verificar com o escritório do Stephen King, foi constatado que este capítulo era o tão famigerado epílogo perdido há 40 anos!
Pela primeira vez em todas essas décadas, O Iluminado vai ser republicado na íntegra, com o prólogo e o epílogo de quatro páginas, do jeito que o King queria em 1977. Para quem quiser comprar a versão comemorativa, basta acessar o site da editora Cemetery Dance e pagar a bagatela de 95 dólares pela edição: https://www.cemeterydance.com/page/CDP/PROD/king11
3 Responses
Será que vem para o Brasil essa versão definitiva???
Seria muito legal se a Suma comprasse os direitos dessa edição definitiva também pois, seria crucial para os colecionadores ter o Iluminado finalmente completo.
Vamos permanecer na torcida para que isso aconteça 😀 Abração e obrigado pela visita Bruna!