…e o que esperar de 2025
Fazer uma retrospectiva sobre o universo de Stephen King em 2024 é relembrar como um dos maiores nomes da literatura segue firme em sua carreira. Seus lançamentos continuam a ser uma fonte inesgotável de criatividade.
Por isso, é hora de recordar tudo que aconteceu em 2024 e contar um pouco do que nos espera para 2025. Confira conosco a retrospectiva Stephen King e boa leitura!
Na Literatura
Afinal, ao longo de todo o ano tivemos várias edições brasileiras, culminando em março com o aguardado relançamento de Dolores Claiborne anteriormente se chamava Eclipse Total, agora relançado no selo Biblioteca Stephen King, com tradução nova da magnifica Regiane Winarski e ilustrações como extras.
Em março também houve o lançamento da graphic novel Fúria Sobre Rodas, lançada originalmente em 2017 e finalmente chegou no Brasil, a Graphic Novel adapta o conto A Tribo, escrito por Stephen King e Joe Hill, que é uma homenagem ao segundo conto adaptado na Graphic Novel, Encurralado, escrito por Richard Matheson, a trama foi levada ao cinema por Steven Spielberg, a edição nacional tem um texto inédito escrito pela Regiane Winarski.
Já em maio veio com o lançamento da antologia inédita Mais Sombrio (You Like It Darker) com lançamento simultâneo com os Estados Unidos e com tradução da Regiane Winarski. O livro contém 12 contos, sendo um deles Cascavéis, o conto que dá sequência à livro Cujo, além de outros ótimos contos como O Sonho Ruim de Danny Coughlin e O Homem das Respostas.
Também foi lançado em outubro nos Estados Unidos uma edição limitada de 40 páginas de Trapped (em tradução livre Presa), pela editora Cemetery Dance junto com o livro Memoriais (Memoriais em tradução livre) do Richard Chizmar. O livro contém o argumento inicial de Stephen King e Richard Chizmar o roteiro do curta metragem de 2019. Infelizmente não foi lançado no Brasil.
Em novembro haveria o lançamento do conto The Extra Hour (A Hora Extra em tradução livre) que sairia na Cemetary Dance Magazine, mas teve seu adiamento e deve ser lançado oficialmente em algum momento de 2025.
Nas Adaptações (Filmes e series)
Já para no quesito de retrospectiva das adaptações tivemos mais uma temporada da peça de Misery: Louca Obsessão, adaptada para teatro do livro Misery – Louca Obsessão. A nova temporada estreou em janeiro, e as apresentações aconteceram no TUCA, o Teatro da PUC, em São Paulo. A peça, produzida pela WB Produções, teve Marcello Airoldi como Paul Sheldon e Mel Lisboa como Annie Wilkes.
No streaming, tivemos finalmente o lançamento de A Hora do Vampiro (Salem’s Lot) do diretor Gary Dauberman e o produtor James Wan (Jogos Mortais e Invocação do Mal) que foi lançado no Max em setembro de 2024.
Em outubro de 2024 houve o lançamento de Lily, episódio de animação escrito por Stephen King para a web serie Dark Corners, que adapta o conto Aqui Há Tigres, conto presente no livro Tripulação de Esqueletos.
O que esperar de Stephen King para 2025
Assim como acontece todo ano, a retrospectiva Stephen King mostra que o autor continua na ativa e que, ano após anos, ainda produz em uma velocidade e qualidade incríveis. Por isso, 2025 promete ser um ano promissor e, abaixo, elencamos o que já possui confirmação:
Em maio de 2025 como comentado anteriormente pelo autor teremos mais Holly Gibney, desta vez no livro Never Flinch (Nunca Vacile,em tradução livre), livro de 480 páginas que será lançado em maio de 2025.
O Stephen King também vem falando a tempos de terminar a trilogia iniciada em O Talismã e que teve como sequência A Casa Negra. Segundo King, Peter Straub enviou um e-mail com o enredo antes de falecer e deu algumas ideias para o livro. E bem recentemente King vem twittando bastante sobre o mundo médio, ou seja, será que King está escrevendo o terceiro livro de Jack Sawyer e o livro se passa no mundo médio? Só o futuro dirá.
Em 2025 a trilogia de livros que contam a história de Gwendy Peterson (A Pequena Caixa de Gwendy, A Pena Mágica de Gwendy e A Última missão de Gwendy) será lançada em uma nova edição, agora em volume único, com uma nova capae com um prefácio inédito dos autores, intitulado “Butch and Sundance”. Pórem a data de lançamento ainda não foi revelada.
Aliás, outros livros relacionados a Stephen King foram anunciados para o ano de 2025 como foi o caso de King Noir – The Crime Fiction of Stephen King, de Tony Magistrale e Michael J. Blouin com contribuições do próprio Stephen King e de Charles Ardai, o livro contará com ensaios sobre a contribuição de Stephen King para os livros de suspense e mistério e será lançado em abril de 2025.
E também é o caso de Carrie’s Legacy: Revisiting Stephen King’s Girl with a Frightening Power (algo como O Legado de Carrie: Revisitando a Garota de Stephen King com um Poder Aterrorizante) que será uma antologia com ensaios de grupo de escritores que oferecem sua perspectiva única sobre o impacto duradouro do romance na cultura popular, no mundo editorial e no gênero de terror. Como em 2024 marca o 50º aniversário da publicação de Carrie. O livro será lançado como “comemoração” ao aniversário de publicação.
Além disso, a antologia End of the World as We Know It: Tales of Stephen King’s The Stand (em tradução livre O Fim do Mundo como o Conhecemos: Contos de A Dança da Morte, de Stephen King), que está sendo organizada por Brian Keene e Christopher Golden, porém ainda não possui data de publicação. Mas já temos informações que a antologia terá contos de escritores como Josh Malerman, Paul Tremblay, Richard Chizmar entre outros. Além de ter o selo de aprovação de King que escreverá a introdução que abre o livro. O livro terá contos se passando no universo do romance A Dança da Morte.
E Brian Keene também é responsável por outro projeto relacionado a Stephen King, a adaptação em quadrinhos de A Pequena Caixa de Gwendy de Stephen King e Richard Chizmar, o que se sabe é que além da história do livro, a graphic novel também explorará outros residentes e habitantes de Castle Rock, e o que eles estavam fazendo durante o período da história. Então, por exemplo, enquanto cujo, o vice Andy Clutterbuck ou Frank Dodd não apareceram no livro, eles podem muito bem aparecer na graphic novel.
Para terminar, merece atenção que, provavelmente, acontecerá o relançamento dos livros da série A Torre Negra. Há alguns anos a editora Suma, vem comentando que estão planejando o relançamento da série com lançamento diferenciado, com capas novas e revisão da tradução.
E também não podemos deixar de comentar sobre um comentário da própria Suma sobre o relançamento de O Concorrente e A Autoestrada, no selo Livros de Bachman, que já estavam sendo trabalhados e chegariam em algum momento.
Mas como sempre vemos, Stephen King muito provavelmente irá trazer algumas surpresas durante o ano, na forma de um ou dois contos ou o anúncio de outro livro.
Adaptações de King para 2025
Se a retrospectiva mostrou que 2024 foi bastante intenso para os fãs do rei, 2025 também traz expectativas altas quanto às adaptações de obras para filmes e séries. Isso porque, já temos confirmações ou indícios das seguintes películas:
O Macaco (The Monkey)
O longa que adapta o conto O Macaco do livro Tripulação de Esqueletos, estreia nos cinemas em 21 de fevereiro de 2025. Tras no elenco Theo James, Elijah Wood, Tatiana Maslany, Laura Mennell, e o Christian Convery e direção de Osgood Perkins,
A trama acompanha dois irmãos gêmeos, que encontram um velho macaco de brinquedo de seu pai no sótão. Após a descoberta, uma série de mortes horríveis começa a ocorrer ao redor deles, e eles decidem jogar o macaco fora e seguir em frente com suas vidas, distanciando-se ao longo do tempo. Porém, com o recomeço das misteriosas e horripilantes mortes, os irmãos têm de se reunir novamente para encontrar uma maneira de acabar com o macaco de uma vez por todas, antes que ele tire a vida de todos os que lhes são próximos.
A Vida de Chuck (The Life of Chuck)
A próxima adaptação cuja direção do magnifico Mike Flanagan, que adapta a novela A Vida de Chuck do livro Com Sangue, será lançado em 30 de maio de 2025. A adaptação tem no elenco Tom Hiddleston, Mark Hamill, Chiwetel Ejiofor, Karen Gillan, Jacob Tremblay & Kate Siegel. E os membros da produção e elenco receberam uma edição especial de A Vida de Chuck, que mostramos aqui.
O filme explorará a vida de Charles Krantz de forma inversa através de três partes que se interligam. Começando com sua morte precoce aos 39 anos devido a um tumor cerebral, a narrativa revela os eventos que moldaram sua vida, culminando na casa de sua infância, envolta em mistério e supostamente assombrada. Cada parte desvenda um aspecto crucial da jornada de Krantz, oferecendo uma reflexão sobre afirmação da vida e transformação de gênero.
O Sobrevivente (The Running Man)
A adaptação de O Sobrevivente (The Running Man) do diretor Edgar Wright, que será lançado pela Paramount em 21 de novembro de 2025, e traz Glen Powell e Katy O’Brian no elenco. Edgar Wright co-escreveu o roteiro com Michael Bacall e Simon Kinberg, e Nira Park e o próprio Wright estão produzindo.
O Sobrevivente retrata uma realidade sombria no ano de 2025, nos Estados Unidos, onde a economia está em colapso e a violência global se intensifica. Nesse cenário caótico, um policial, falsamente condenado por um crime, encontra sua única chance de liberdade ao ser forçado a participar do violento game show de TV The Running Man. No programa, os condenados precisam escapar de uma equipe de assassinos profissionais enviados para matá-los, com a promessa de ganhar dinheiro e, possivelmente, sua liberdade.
A Longa Marcha (The Long Walk)
O longa que adaptará o livro A Longa Marcha, será dirigido por Francis Lawrence (Mesmo diretor de Jogos Vorazes) com um roteiro escrito por JT Mollner. O elenco inclui Mark Hamill como o general, Cooper Hoffman, David Jonsson, Garrett Wareing, Tut Nyuot, Charlie Plummer, Ben Wang, Jordan Gonzalez, Joshua Odjick, Roman Griffin Davis, e Judy Greer. As gravações já foram iniciadas, Mas ainda não possui data de lançamento.
A história fala sobre um grupo de jovens que competem em um evento anual conhecido como A Longa Marcha em que precisam manter uma certa velocidade de caminhada para não serem baleados.
O Instituto
A série que adaptará O Instituto, já possui como confirmados no elenco Mary-Louise Parker como Sra. Sigsby, Ben Barnes como Tim Jamieson, Joe Freeman como Luke, Simone Miller como Kalisha e Viggo Hanvelt como Avery. Com direção e produção executiva de Jack Bender (Lost, Mr. Mercedes, Origem) e o produtor executivo e roteirista Benjamin Cavell (Justified, A Dança da Morte), a série, que terá oito episódios, é produzida pela MGM+ Studios. As gravações já foram iniciadas, mas a serie não possui data de lançamento ainda.
Quando Luke Ellis, é sequestrado, ele acorda no Instituto, uma instalação cheia de crianças que chegaram lá da mesma maneira que ele e que possuem habilidades incomuns. Em uma cidade próxima, o assombrado ex-policial Tim Jamieson veio em busca de começar uma nova vida, mas a paz e a tranquilidade não irão durar, uma vez que sua história e a de Luke estão destinadas a colidir.
It: Welcome to Derry
Após o sucesso de bilheteria de IT – A Coisa e IT – A Coisa: Capítulo 2, o diretor Andy Muschietti se uniu à sua irmã Barbara Muschietti e a Jason Fuchs para desenvolver a série prelúdio para a Max. As gravações já foram finalizadas, mas a serie não possui data de lançamento ainda.
It – Welcome to Derry se passará em 1962, apenas 27 anos antes dos eventos do primeiro filme It – A Coisa. Pennywise é muito mais do que apenas um palhaço assustador, e a série está definida para explorar suas origens aterrorizantes (que são assustadoramente de ficção científica por natureza).
Carrie
Uma nova adaptação em formato de série de Carrie de Stephen King, será produzida por Mike Flanagan, e será desenvolvida pelo Amazon MGM Studios. Mike Flanagan será o escritor, produtor executivo e showrunner da série, com Trevor Macy, da Intrepid Picture, também atuando como produtor executivo. Melinda Nishioka supervisionará o projeto para Intrepid. Não houve revelação de elenco ou data de lançamento.
A Torre Negra
A série de A Torre Negra, está em desenvolvimento por Mike Flanagan, o próprio já revelou que pretende adaptar a série de livros em 5 temporadas e possíveis 2 filmes. Ele está tendo reuniões semanais com os executivos da Amazon MGM Studios. E o próprio Stephen King só lhe vendeu os direitos, ao ver o planejamento completo que o diretor tinha para a série.
Conto de Fadas, Billy Summers, Sala de Autopsia 4, Ascensão, Buick 8, A Garota que Amava Tom Gordon, O Deus Verde da Agonia & remakes de Cujo e Christine. Porém, não há muitas informações e não se sabe ainda que poderiam chegar ao público em 2025.
Outras coisas estão previstas para o universo King, mas como ainda não foram confirmadas, iremos atualizando na medida que as informações forem sendo disponibilizadas.
Para finalizar, nós da equipe do site Stephen King BR, queremos aproveitar a oportunidade para agradecer a todos pelo apoio durante 2025. Como vocês sabem, adoramos falar sobre Stephen King e todos vocês nos dão essa oportunidade. Nosso muito obrigado por isso!
Agradeçamos a vocês pela atenção e sucesso de 2024, e desejamos a todos um ótimo 2025, onde esperamos trazer novidades muito em breve!
Longos dias e belas noites a todos!
Para outros artigos, confira os conteúdos exclusivos aqui no Blog do Stephen King BR. Siga-nos também pelo Youtube e Instagram e mantenha-se atualizado com as novidades.
Engenheiro Civil formado pela Universidade Anhembi Morumbi, amante de Terror, Horror e Cultura Geek em geral. Leitor Fiel há uma década e aumentando.