Glen Mazzara libera roteiro do piloto descartado de A Torre Negra

Antes de a Amazon Studios anunciar em 2022 que a Intrepid Pictures de Mike Flanagan e Trevor Macy assumiria A Torre Negra de Stephen King (você pode ler mais sobre aqui), o estúdio havia recusado o piloto (e todo o projeto) de A Torre Negra em 2020, de Glen Mazzara.

É sempre triste ser lembrado das possibilidades que nunca surgiram, mas a série A Torre Negra pode ser um dos lembretes mais dolorosos. Houve um tempo, não muito diferente de uma daquelas realidades alternativas sobre as quais Stephen King costuma escrever, que Glen Mazzara, de Showrunners de The Walking Dead, desenvolveu uma adaptação para a série de TV de A Torre Negra (The Dark Tower), a série de romances de Stephen King. Um episódio piloto foi filmado para a Amazon, mas a gigante do streaming oficializou em 2020 que não iria avançar com o drama planejado. Bem, agora você pode ler o roteiro do piloto e pode saber um pouco do que poderia ter sido a série.

Glen Mazzara revelou detalhes sobre o piloto não exibido e o restante da série durante uma aparição no The Kingcast em 2020, um podcast sobre os livros e adaptações cinematográficas de Stephen King. O produtor e escritor começou a desenvolver sua ideia em março de 2017, quando havia a possibilidade de fazer a série como um complemento para a versão cinematográfica estrelada por Idris Elba e Matthew McConaughey. Quando os planos para sequências do filme fracassaram devido ao baixo desempenho nas bilheterias, Mazzara tomou um novo plano.

“A história do piloto é basicamente Roland no deserto. ‘O Homem de Preto fugiu pelo deserto e o Pistoleiro o seguiu'”, disse ele, se referindo à famosa frase de abertura de O Pistoleiro, de King, o primeiro livro da série. “Nesta versão, ele está perseguindo Marten [também conhecido como Homem de Preto] porque Marten estava com Gabrielle [mãe de Roland] e ele jurou vingança.”

Os livros da A Torre Negra (e os materiais associados que os acompanham) se centram neste jogo de gato e rato entre Roland, um pistoleiro errante do reino do Mundo Médio, e o feiticeiro nefasto que atende por vários nomes, incluindo Marten. A série começa como uma adaptação cinematográfica, seguindo uma versão mais antiga de Roland. Mas Mazzara estava decidido a começar com material do livro 4, Mago e Vidro, que acompanha um Roland mais jovem. No podcast, Mazzara confirmou que o piloto que filmou com os atores Sam Strike (como Roland) e Jasper Pääkkönen (como Marten) traria o Pistoleiro para Hambry e acompanharia os acontecimentos em torno da personagem Susan, interpretada pela atriz irlandesa Elaine Cassidy.

Sam Strike como Roland

(Aviso de spoiler dos livros!)

“Em Mago e Vidro, muito rapidamente você passa da morte de Susan à morte de Gabrielle, a mãe [de Roland]”, explicou Mazzara. “Senti que precisava de uma temporada para me dar um imóvel, para que a morte de Gabrielle não atingisse a de Susan, e que parecesse uma escalada. Roland não consegue salvar Susan, mas na verdade ele atira e mata sua mãe.”

Esse teria sido o arco da primeira temporada, seguido por uma segunda temporada investigando o material baseado no oitavo romance de King, Torre Negra, O Vento pela Fechadura.

“Muito rapidamente, haveria uma última resistência em Jericho Hill e por [temporada 3, episódio 3] ou [temporada 3, episódio 4], eu faria Roland tropeçar no deserto, seguiria ele no deserto e, então, faria uma passagem de tempo para que talvez você realmente envelhecesse Roland e trocasse de ator”, ele continuou. “Depois você teria um novo Roland reiniciando a série no início da temporada 3, então entraríamos em O Pistoleiro e, até o final dessa temporada, entraríamos em] A Escolha dos Três.”

De acordo com um relatório do Deadline do início deste ano, a Amazon decidiu rejeitar A Torre Negra porque os executivos não achavam que estava no mesmo nível das séries planejadas O Senhor dos Anéis e Roda do Tempo. Mazzara tuitou na época: “Dedos cruzados, temos outra oportunidade em outro lugar”.

Em 2021, Glen Mazzara fez uma série de post no twitter/x sobre o seu projeto: “Há 2 anos, me disseram que #ATorreNegra não iria avançar para uma série. Eu tinha grandes planos, não apenas para aquele show, mas para todo um universo de A Torre Negra. Ideias tiradas das minhas anotações”

À medida que a discussão continua, ele fala em uma série de posts sobre como desenrolaria a  história e os enredos que expandiriam o universo da saga A Torre Negra e apresentariam aos fãs, novos e antigos, partes do mitologia de A Torre Negra que ainda não receberam destaque.

Desde explorar a jornada do Padre Callahan entre os eventos de Salem’, outro romance na biblioteca de obras publicadas de King e A Torre Negra, até explorar a “criação da ordem dos pistoleiros”, fica claro que há uma imensidão de conteúdo que poderia ter se transformado em uma narrativa no nível de um universo compartilhado, especialmente porque Mazzara diz que havia a oportunidade de se conectar com algumas das outras obras de King que se passam no mesmo universo.

“O mundo de A Torre Negra oferece muitas oportunidades para dramatizar histórias que podem existir no material escrito apenas como uma ou duas linhas. Por exemplo, em O Vento pela Fechadura, Roland menciona que Tim Stoutheart se tornou um pistoleiro”, Mazzara continua na discussão. “As possibilidades são infinitas”.

Hoje (19 de Agosto de 2024), Glen Mazzara revelou seu roteiro para o piloto não exibido no The Stunt List, o tornando disponível para leitura em inglês.

Mazzara foi às redes sociais para compartilhar o roteiro, dizendo que foi “um prazer escrever”.

A sinopse da série: “Baseada nos livros de A Torre Negra de Stephen King, o jovem Roland Deschain investiga uma trama traiçoeira na cidade de Mejis, longe de sua cidade natal, Gilead. Lá, ele encontra o amor e descobre seu verdadeiro destino.”

Os oito livros de A Torre Negra de Stephen King abrangem vários gêneros, incluindo fantasia sombria, fantasia científica, horror e faroeste. No Brasil são publicados pela Editora Suma e a própria já confirmou um projeto de relançamento, porém sem data anunciada.

E vocês, Leitores Fiéis? Vocês gostariam de ver o piloto de A Torre Negra de Glen Mazzara? Você espera que Mike Flanagan coloque sua série A Torre Negra?

Não esqueçam de deixar suas opiniões aqui nos comentários

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *