É notório que a maioria das adaptações das obras de Stephen King são diferentes, todavia uma das mais chocantes é do conto “O Nevoeiro”. Para quem não sabe, o conto termina com um final aberto e por outro lado o filme tem aquele fatídico final extremamente sombrio.
Acontece que King foi indiretamente responsável por inspirar o desfecho do filme de 2007 e Frank Darabont compartilhou a verdadeira história por trás de onde veio o final:
É engraçado… a maioria das pessoas presume que eu criei esse final sozinho. Até Stephen King pensava assim. E não declarei publicamente que contestei essa noção, mas farei isso agora. Aqui está a verdade: a ideia para esse final veio diretamente do livro de Stephen King, e eu disse isso a ele quando estávamos juntos em Nova York fazendo a coletiva de imprensa do filme. Ele me perguntou de onde eu tinha tirado a ideia. Eu disse: ‘Steve, herdei isso de você! Veja esta linha da sua história, aqui no último capítulo…estamos ouvindo os pensamentos de David perto do fim, e diz: ‘Há três balas na arma, somos quatro lá sob cuidados. Se o pior acontecer, vou descobrir uma saída por mim mesmo.’” Estou parafraseando essa frase agora, mas é essencialmente o que ela diz. Steve ficou com uma expressão linda no rosto quando contei isso a ele, porque acho que ele se esqueceu de que o escreveu.
Darabont deixou claro que não tinha intenção de acrescentar nenhuma de suas próprias ideias preconcebidas sobre como a história deveria terminar e confiou em seu instinto de usar o texto original para guiá-lo. Ele continua:
Então tudo que fiz foi pegar o pensamento mais sombrio de King e segui-lo até sua conclusão mais lógica e horrível. A ideia do final do filme está logo no texto original. Eu não tive uma ideia do nada e coloquei-a na história de Steve. Fiz o que sempre faço ao adaptar King ou qualquer outro autor – procurar pistas na história que me dêem uma ideia do pensamento do autor e das quais eu possa fazer uso dramático. Eu fiz bastante a mesma coisa ao adaptar Shawshank e The Green Mile.
Podemos perceber com suas falas, que o sucesso de suas adaptações é fruto de sua competência e paixão pelo que faz. Isso faz nós, fãs de Stephen King, aguardemos ansiosamente, as próximas adaptações das obras de Stephen King.
Fonte: uk.sports
Lana Francielle, formada em Direito, leitora fiel de Stephen King desde 2002, administradora da Insônia Literária (Insta e Youtube).