Mais uma vez o serviço de Streaming Hulu se juntará a Stephen King e ao produtor e diretor J.J. Abrams para dar vida às histórias da mente ligeiramente perturbada de nosso autor favorito. Anteriormente eles trabalharam juntos em “11.22.63”, série de 10 episódios que adaptou para a plataforma de vídeos online o livro “Novembro de 63”. Pelo que foi divulgado até agora, a nova série não será uma adaptação direta das histórias dele… Ao invés disso, envolverá diversas histórias que ser passarão em Castle Rock, nos mesmos moldes de “American Horror Story”. Cada temporada terá uma história diferente, mas haverá conexões entre um ano e outro através de temas semelhantes ou personagens que eventualmente podem retornar ou serem mencionados. Resumidamente, as histórias compartilham do mesmo universo, a cidade fictícia de Castle Rock.
Castle Rock (conheça mais sobre a cidade no nosso post especial sobre ela, clicando aqui) é uma das criações mais importantes do universo de Stephen King. A cidade foi palco de muitas das suas histórias, como “Zona Morta”, “Cujo”, “O Corpo” (conto do livro “Quatro Estações”, que deu origem ao filme “Conta Comigo”), “Trocas Macabras”, entre outros. Ainda não foram divulgados muitos detalhes.O que se sabe, até o momento, é que Sam Shaw (Manhattan) será o produtor. Confiram o teaser trailer abaixo:
Conforme a maioria dos leitores constantes provavelmente já conseguiu decifrar, há inúmeras referências ao trabalho de Stephen King logo no teaser trailer inicial. Há menções há histórias como “Salem”, “O Aviador Noturno”, “Trocas Macabras”, “À espera de um milagre”, “Hearts in Atlantis” e “Tripulação de Esqueletos”. Diversos lugares abordados nas histórias de King também são mencionados no trailer. Entre eles temos:
- Prisão Estadual de ShawShank (do conto Rita Hayworth e a redenção de ShawShank)
- A ilha de Little Tall (Tempestade do Século)
- O Assim Juniper Hill (IT, Insônia, Trocas Macabras, Jogo Perigoso, Os Estranhos, Saco de Ossos, 22/11/63 e A
- Metade Negra)
- A casa Marsten (Salem)
- Os Esgotos (IT, A Coisa)
- Silver Creek (Misery: Louca Obsessão)
- Derry, Maine
Também há menções a diversos personagens criados por Stephen King:
- Pennywise (IT, A Coisa)
- Stan Uris (IT, A Coisa)
- O Clube dos Perdedores (IT, A Coisa)
- Annie Wilkes (Misery, Louca Obsessão)
- Buster (Misery, Louca Obsessão)
- Paul Sheldon (Misery, Louca Obsessão)
- Leland Gaunt (Trocas Macabras)
- Wilma Jerzyck (Trocas Macabras)
- Ben Mears (Salem)
- Pai Callahan (Salem)
- Kurt Barlow (Salem)
- Mark Petrie (Salem)
- Norris Ridgewick (A metade Negra, Trocas Macabras, Jogo Perigoso, Saco de Ossos e A história de Lisey)
- Xerife Alan Pangborn (A Metade Negra, O cão da polaroide e Trocas Macabras)
- Eduard Delacroix (À espera de um milagre)
- John Coffey (À espera de um milagre)
- Sr. Jingles (À espera de um milagre)
- Paul Edgecombe (À espera de um milagre)
- Percy Wetmore (À espera de um milagre)
- Richard Vickers (Creepshow)
- Duddits Cavell (O apanhador de sonhos)
- Jonesy (O apanhador de sonhos)
- Sr. Gray (O apanhador de sonhos)
- Joe St George (Eclipse Total)
- Selena St George (Eclipse Total)
- Vera Donovan (Eclipse Total)
- Liz Garfield (Hearts in atlantis)
- Peter Riley (Hearts in atlantis)
- Ben Hanscom (IT, A Coisa)
- Dick Hallorann (O Iluminado)
- Horace M Derwent (O Iluminado)
- Jack Torrance (O Iluminado)
- Stuart Ullman (O Iluminado)
- Georgie Denbrough (It, A Coisa)
- Henry Bowers (IT, A Coisa)
- Richard Dees (O piloto noturno)
- Andy Dufresne (Rita Hayworth A Redenção de Shawshank)
- Bogs Diamond (Rita Hayworth A Redenção de Shawshank)
- Warden Heywood (Rita Hayworth A Redenção de Shawshank)
- Danny Torrance (O Iluminado)
- Delbert Grady (O Iluminado)
- Ronnie Killian (Sob a redoma)
É interessante notar que, embora o nome da nova minissérie seja “Castle Rock” e a maioria dos personagens faça parte deste universo, muitos deles nunca visitaram a cidade. Pennywise e o Clube dos Perdedores, por exemplo, fazem parte da linha cronológica que envolve Derry e não Castle Rock. Danny Torrance, Dick Hallorann e os outros personagens de “O Iluminado” visitaram o Overlook que fica no Colorado. O mesmo acontece com Paul Sheldon e Anne Wilkes, que tiveram seu “encontro forçado” entre fã e escritor bem longe de Castle Rock. O que isto significa!? Não sabemos ao certo. Talvez sejam só exemplos usados para mostrar que todas as histórias de Stephen King estão interligadas, talvez em algum momento da série essas conexões sejam exploradas e vamos descobrir que esses personagens passaram em algum momento pela cidade ou talvez já exista alguma conexão invisível entre eles que ainda não entendemos. Só nos resta esperar a estréia da série, que ainda não possui data definida, e torcer para que seja, assim como foi “11.22.63” uma adaptação digna do trabalho do Tio Steve.
Professor de Língua Portuguesa e Literatura, graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), pós-graduado em arte/educação pela UFG, viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Stephen King desde 1996.