Longos dias e Belas Noites Leitores Fiéis! Mais uma semana se passou e cá estamos nós, de volta com o quadro “Antes/Depois”, onde você fica sabendo como estão atualmente os atores que interpretaram personagens nos filmes baseados em trabalhos de Stephen King. Hoje, entretanto, farei diferente e ao invés de três dicas, darei apenas uma. Preparados? Lá vai… EMAGRECIDO! Essa foi fácil, não é?
O homem da foto é o ator norte americano Robert John Burke. Ele nasceu em Washington Heights, Manhattan, no dia 12 de Setembro de 1960. Filho de imigrantes vindos da cidade de Galway, na Irlanda, ele frequentou o conservatório de interpretação da Universidade Estadual de Nova York em Purchase e estreou no cinema em 1977 como o filme “À procura de Mr. Goodbar”, onde interpretava o personagem Patrick. Desde então não parou mais e trabalhou em diversas produções, como “A Incrível Verdade” (1989), “Cop Land” (1997), “O Amigo Oculto” (2005), “Sem Limites” (2011), entre outros… Entre seus trabalhos mais conhecidos no cinema está o filme “Robocop 3”, onde substituiu o ator Peter Weller no papel do protagonista do longa.
Na tv Burke foi um pouco melhor sucedido, participando de diversas séries conhecidas como “Law & Order”, “Oz”, “Sex and the City”, “The Sopranos”, “Gossip Girl”, “White Collar” e “Person of Interest”. Entre seus trabalhos mais recentes está o filme “A História Verdadeira” de 2015 com James Franco e Jonah Hill, onde ele interpreta o personagem Greg Ganley e o seriado “Law & Order: SVU”, onde ele faz o personagem Ed Tucker.
Os fãs de Stephen King, entretanto, se lembrarão para sempre de Burke do filme “A Maldição do Cigano” (Thinner), de 1996. Ele interpretou o personagem principal, Billy Halleck, um advogado obeso que atropela por acidente um cigano. Graças à sua influência, ele consegue sair ileso do julgamento, porém, no próprio julgamento ele é amaldiçoado pelo pai do cigano, que toca seu rosto e sussurra a palavra “emagrecido”, enquanto ele sai do tribunal. A partir daí Billy começa a perder peso descontroladamente, além de passar por outros acidentes macabros.
O filme é a adaptação do livro “A Maldição”, que apesar de ser lançado atualmente com o nome de King na capa, originalmente foi o último livro publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman, antes da identidade do escritor ter sido descoberta (na edição original de capa dura havia até uma foto do suposto Bachman, que mais tarde descobriríamos ser de Richard Manuel, agente de seguros de Kirby McCauley, agente literário de King).
Atualmente Burke continua trabalhando como ator, tendo participado dos filmes “Future ’38” e “We Only Know So Much” (ambos em fase de pós-produção) e no filme “Being” (em fase de pré-produção), além de trabalhar como Capitão de Bombeiro Voluntário.
Professor de Língua Portuguesa e Literatura, graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), pós-graduado em arte/educação pela UFG, viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Stephen King desde 1996.