Todo aprendiz de pistoleiro deve ser submetido ao treinamento na arte da guerra. Além dos detalhes do combate corpo-a-corpo, ele deve se tornar um perito no uso de todas as armas do Mundo-Médio. Nestas incluem-se as armas de mão – tais como adaga, espada, machado e bastão e as de projéteis, incluindo… o estilingue, o arco longo e o Bah. Além disso, os aprendizes devem demonstrar eficiência em pelo menos duas armas incomuns. Estas podem ser o Nunchaku voador, Bastão tri-seccionado, Chicote ou a Zarabatana. Contudo, dentre todas essas armas que o aprendiz deve ser especialista, nenhuma é tão importante para seu treinamento e sua identidade quanto o revólver de seis tiros.
Como todo cidadão do Gilead sabe, os primeiros revolveres vistos no Mundo-Médio foram aqueles usados por Arthur Eld, o antigo rei do Mundo-Completo. A origem dessas armas ainda é um mistério. Alguns dizem que Arthur viajou até Kashamin e as encontrou em uma pirâmide junto com sua espada longa, Excalibur. Outros acreditam que ele treinou com os Mannis e aprendeu a viajar para outros ondes e quandos, e em um destes lugares distantes no contínuo tempo-espaço ele encontrou seus revolveres de seis tiros. Outros alegam que os revolveres de cabo de sândalo foram presentes da própria Torre Negra, e Arthur deu sua alma por eles.
Mas, seja lá o que você escolher acreditar, apenas uma verdade permanece. Além das armas venenosas e ilegais dos Grandes Anciões, as armas carregadas pelos descendentes de Arthur Eld e seus cavaleiros – as armas que lhes deram os títulos de pistoleiros – permanecem como as armas mais poderosas e potentes encontradas neste nível da Torre. Elas também são as mais raras. Embora o xerife de cada baronato receba um antigo rifle, quando prende sua estrela de lata no peito, e embora muitos ricos proprietários de terra se orgulhem de possuírem uma espingarda ou duas (muitas vezes precisando tanto de limpeza que nem disparam mais), apenas em Gilead há um arsenal com pistolas armazenadas.
No arsenal de Gilead há três tipos de armas. As velhas e levemente desajeitadas armas de treinamento, usadas pelos aprendizes. As próximas, e segunda melhores, são os revolveres utilizados pelos noviços – pistoleiros iniciantes que passaram no seu teste de maioridade, mas ainda não foram testados em batalha. E por fim (e melhores) os pesados revolveres de cabos de sândalo, usados pelos pistoleiros completamente aptos.
Armas de um Aprendiz: Embora os aprendizes usem armas de níquel chapeada no primeiro ano de treinamento, na maior parte do tempo eles usam revolveres de cinco tiros. O cano do revolver de cinco tiros de um aprendiz é ligeiramente mais longo do que o da arma de um noviço e sua coronha é feita de carvalho ou faia. Embora aos noviços e aos pistoleiros seja permitido usar suas armas presas em seus quadris, os aprendizes ainda não conquistaram essa honra. Todas as armas de treinamento estão trancadas no arsenal do castelo, e a chave é mantida com o mentor dos pistoleiros, Cort.
Armas de um Noviço: As armas dos pistoleiros iniciantes são muito parecidas com a de seus irmãos mais experientes, mas são de níquel chapeado, por isso não possuem o mesmo brilho que aquelas que eles irão carregar mais tarde. Elas também são um pouco mais pesadas do que as usadas pelos pistoleiros mais velhos e seu disparo não é tão preciso. Como uma verdadeira arma de pistoleiro, seus cilindros possuem seis câmaras, mas sua coronha é feita de pau-ferro.
Armas de um Pistoleiro: Cada par de revolver de cabo de sândalo que pendem nos quadris de um pistoleiro experiente são relíquias de família que tem sido passadas de pai para filho há quase trinta gerações. Estas pistolas de ação única são moldadas a partir de aço escovado e são presas em coldres de couro costurados a mão. O gargalo de cada coldre é cuidadosamente modelado e enrolado para permitir um saque prático e rápido. Os dois cintos onde são presos os coldres de um pistoleiro ficam cruzados ao longo dos quadris, para que os coldres se assentem em um nível baixo, em um ângulo perfeito para o saque.
Justificando seus nomes, cada cilindro contém seis câmaras e dispara uma cápsula de tamanho e peso parecido ao de uma Winchester .45. Uma vez que a arma tenha sido disparada, o cão deve ser levantado para fazer o cilindro girar. Apesar de serem extremamente poderosas, essas armas são perfeitamente balanceadas. Elas assentam-se facilmente na mão e seu disparo é preciso e confiável. Contudo, embora cada um desses revolveres de cabo de sândalo possuam valor inestimável, há um par que é lendário. Transmitida dentro da linhagem do Eld por quase 700 anos, elas são conhecidas como as Armas dos Deschain.
As Armas dos Deschain: As armas dos Deschain são moldadas a partir de um belo aço temperado azul-esverdeado, que não pode ser encontrado em nenhum lugar do Mundo-Médio. Perto da ponta de cada arma há uma gravura ornamental que parece muito com uma flor. Esta gravura significa “Branco” e é a marca dinh de Arthur Eld. Como todos os revolveres feitos a partir de seu formato, as armas dos Deschain possuem coronhas com cheiro de sândalo. Mas, assim como o metal de que as armas foram moldadas, o cabo de sândalo foi esculpido a partir de madeira de outro mundo. Ainda mais denso do que a coronha das outras armas dos pistoleiros, elas não perderam sua fragrância apesar de terem sido usadas e manejadas por quase um milênio.
Escrito por:
Robin Furth
Ilustrado por:
Jae Lee e Jun Chung
Tradução e adaptação:
Cris Deschain
Revisão:
Daniel Bernini
Quer saber muito mais sobre o universo da Torre Negra? Visite nosso website especial, o Projeto 19, clicando aqui!
Professor de Língua Portuguesa e Literatura, graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), pós-graduado em arte/educação pela UFG, viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Stephen King desde 1996.