Longos dias e belas noites Pistoleiros! Infelizmente o post de hoje não é para trazer boas notícias, principalmente para os fãs de adaptações de obras de Stephen King para a tv. Recentemente foi anunciado que duas séries, ambas inspiradas em livros do nosso autor favorito, foram canceladas. Uma delas é Haven… baseada no ainda inédito por aqui “The Colorado Kid”, que teve seu cancelamento programado para esta temporada. Atualmente a série, que estreou em 2010, está em pausa, na metade do quinto ano, com previsão para retorno de exibição dos episódios a partir do dia 08 de Outubro. O canal Syfy, que exibe a série tanto no Brasil quanto nos EUA, anunciou que estes serão os últimos episódios, porém deixaram claro que mesmo que o cancelamento tenha sido anunciado após a conclusão das gravações desta temporada, a série chegará oficialmente ao fim com os 13 episódios que faltam, ou seja, não teremos uma série sem final.
Segundo a showrunner da produção, Gabrielle Stanton, a temporada atual foi pensada como uma espécie de “fechamento para o ciclo narrativo” do show e que, apesar disso, ainda existe espaço, se for necessário e do interesse do público, para a criação de um filme direto para a tv. Sobre o final da série ela deu a seguinte declaração:
“Não existe nada mais irritante do que uma série que parece estar chegando ao fim, mas eles não falam sobre assunto, não chegam a nenhum tipo de conclusão que seja satisfatória. Sempre achei isso uma espécie de traição perante a audiência, tirando um final. Então, realmente vimos estes 13 episódios como se — caso fosse a conclusão, qual seria o melhor fim possível para Haven?”.
Sobre a série e o livro: Em Haven acompanhamos a agente especial Audrey Parker (Emily Rose) do FBI que chega na cidade de Haven, no Maine, para solucionar o caso do assassinato de um ex-condenado, porém, ela logo percebe que nem tudo é o que parece, quando se vê cercada por estranhos fenômenos paranormais. No livro no qual a série é inspirada, um corpo sem identificação é encontrado numa pequena ilha na costa do Maine. Posteriormente ele é identificado como sendo o corpo de James Cogan, nativo do Colorado (dai o título do livro). Se passam então 25 anos, até que Vince e David, dois senhores de meia-idade que cuidam de um jornal local, resolvem contar a história para a estagiaria deles, a novata Stephanie. Juntos eles passam a tentar desvendar o mistério que está por trás da morte do garoto do colorado.
Já Under the Dome, baseada no livro homônimo de Stephen King, não chegou sequer a ter a vida longa como Haven. O cancelamento oficial da série foi anunciado já na terceira temporada, sendo o principal motivo a constante queda de audiência. A série, que começou muito bem em 2013, com um total de 13.5 milhões de espectadores, amargou uma queda significativa de audiência e hoje, por mais que ainda seja a segunda melhor colocada no verão norte-americano (ficando atrás apenas de Wayward Pines, da Fox), os números não estão nem perto daqueles que fizeram história logo nos primeiros episódios. Muitos fãs reclamaram do rumo diferente que a série tomou e da falta de fidelidade ao romance, que se manteve apenas em parte da primeira temporada. Particularmente falando, eu não gostei da série desde o primeiro episódio por inúmeros motivos que ainda pretendo levantar em um posto sobre ela, mas no geral eu acredito que a série tenha sofrido do que chamo de “mal de LOST”, onde os produtores tinham tudo para fazer uma boa história e acabaram inventando demais e se perdendo no meio do caminho (com a sútil diferença que mesmo assim ainda acho LOST uma das melhores coisas que já apareceram na TV, desde o meu querido e insuperável Arquivo X – #fãboydetected).
Apesar dos pesares, a CBS continua investindo no crescimento do seu público, com a prerrogativa de que “o mistério do domo” será resolvido no próximo dia 10 de Setembro, quando será exibido o final da série nos EUA, deixando claro que, assim como Haven, Under the Dome também não ficará sem final.
Sobre a série: Na trama de Under the Dome, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Cherster´s Mill agora terão que lutar por suas vidas, inclusive contra os perigos que aparecem dentro da própria cidade.
Professor de Língua Portuguesa e Literatura, graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), pós-graduado em arte/educação pela UFG, viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Stephen King desde 1996.
4 Responses
Poxa, finalmente!
Sou fã do King, mas sinceramente essas duas séries são horriveis. Under the Dome foi interessante até a primeira temporada, mas depois começou a divergir demais do livro e viajar! Haven então nem se fala, ficam inventando demais e a serie acaba perdendo o sentido.
Dead Zone foi uma série baseada em livro do King que gostei bastante. Quanto a essas novas…
Concordo plenamente Helder. Acho que Haven ainda durou mais do que deveria. Por mim teria sido cancelada logo na primeira temporada. Muito ruim e não é só porque não foi fiel ao livro (na verdade não passa nem perto rs), mas sim porque como série em si é ruim mesmo.
Eu também odiei a série Under The Dome… Mas o livro é excelente, está no meu top 10 do king.
E quanto a lost, tenho concordar: foi uma das melhores séries que eu já vi… Mesmo com o final maluco, eu adoro de mais.
Under the dome também está na minha lista de livros preferidos, por mais que a série tenha desandado bastante rs. Lost também figura na minha lista seleta de séries preferidas, depois de Arquivo X e Friends rs