Rocklin High School está considerando a proibição de um livro em sua biblioteca devido a uma cena de estupro. O romance seria “Quatro Estações” que contém uma coleção de quatro contos de Stephen King, que inclui conhecidas histórias como “Um Sonho de Liberdade” e “Stand By Me”. Mas a cena de estupro cobrindo uma página e meia no conto “Aluno Inteligente” poderia gerar uma proibição polêmica…
“Basicamente, eles estão julgando livro inteiro sobre uma história”, disse Amanda Wong.
Rocklin Senior High School tomou tal atitude após a reclamação de um pai. “Eu acho completamente errado eles fazerem isso. Eu estou realmente chateada”, disse Wong. A escola tirou o livro de suas prateleiras depois de um comitê escolar ter decidido que a descrição detalhada de estupro era demais para os alunos.
“Apesar de compreender as preocupações deste pais, eu não gostaria que meu irmão lesse isso. Mas eu não acredito que isso dá o direito da escola proibir a permanência do livro na biblioteca “, disse Wong.
Wong também foi nessa comissão, e era a única representante da oposição. Ela estava em desvantagem, mas isso não a impediu de ser franca, especialmente porque ela é a única pessoa que leu todo o livro. Ela decidiu levar suas preocupações à reunião do conselho de escola onde fez um apelo aos membros do conselho para ter uma outra visão. “A decisão de ler o livro deve ser feita pelos pais ou alunos e não pela escola”, disse Wong.
O livro está de volta nas prateleiras, enquanto uma comissão distrital olha para uma possível proibição. A primeira reunião foi dia 16 de outubro, e eles têm 30 dias para tomar uma decisão.
Stephen King está agradecido e admira os fundamentos e princípios da Amanda Wong. King diz: “Esperamos que ela e aqueles que compartilham seus pontos de vista não fiquem decepcionados.”
Atualizado (08/11/2012): A comissão decidiu pela permanência do livro. O relatório será divulgado em breve.
Fonte: sacramento.cbslocal.com
Lana Francielle, formada em Direito, leitora fiel de Stephen King desde 2002, administradora da Insônia Literária (Insta e Youtube).
7 Responses
O que mais me impressionou nisso tudo é que nas escolas de lá tem livros do Stephen King… Na biblioteca da minha escola só tem Atlas :c
Na universidade onde eu estudo eu não sei, porque a biblioteca lá é tão pequena que me desanima, mas no lugar onde eu estudava antes de ir pra lá tinha alguns títulos.
Bem. Mesmo que haja cenas fortes de violência no livro, não há motivos para uma proibição.
Creio que isso deva partir do próprio King. Não foi assim com um livro dele, quando retirou de circulação?
Agora, não acho que o livro em questão incentive ao ato em si. Então é inválido esta atitude por parte da escola.
Mas é um assunto interessante a ser discutido.
Até mais ver
Continuem
Leon Nunes, Escritor
Onde está a liberdade de expressão que os EUA preza tanto? Será que essa liberdade só surge quando lhes convém?
Onde está a abertura livre e sem amarras ao conhecimento que o ambiente escolar/acadêmico deveria promover?
Violência, mortes, estupros… tudo isso é livremente “promovido” nos telejornais (que são piores que qualquer filme ou livro de horror) diariamente. Deveriam dar graças por se confrontarem com essas maleficências apenas no campo da arte.
Muitos autores clássicos já abordaram assuntos dessa natureza, muito antes. E por que reprimir isso agora?
Devem compreender: a literatura não é apenas zona de conforto.
Sábias palavras….
Ignorância total na “América”…
Concordo plenamente contigo Elton. Creio que ainda há um puritanismo exagerado em algumas partes da américa (assim como também há no Brasil), mas são casos bem isolados, que infelizmente, de um jeito ou de outro, prejudicam a imagem do autor.