Apesar de já ter se tornado uma as capas clássicas (e mais elogiadas, além de merecidamente premiada) dos livros de King, poucos sabem que a empresa responsável pela confecção da imagem que ilustra o novo livro dele no Brasil, “Sob a Redoma”, é na verdade Brasileira…
A Platinum FMD é um estúdio de criação e manipulação de imagens digitais que vem se destacando bastante nos últimos anos, tanto a nível nacional quanto internacional e que já tem uma tradição de mais de vinte anos no mercado. Fundado em 1991 pelo então estudante de fotografia Leonardo Vilela, o estúdio utiliza de diversas técnicas (Ilustração, 3D, CGI) perfeitamente mescladas, para conseguir resultados incríveis em seus trabalhos. Ao lado de Leonardo também está o Designer Gráfico e Artista Digital Flavio Albino (que viria a assumir a pós-produção do estúdio em 1997) e o ilustrador Luciano Honorato (que em 2001 se juntaria a equipe, adicionando o 3D ao processo criativo)
Operando hoje com uma equipe de 13 talentosos artistas a Platinum FMD segue conquistando o merecido reconhecimento nacional e internacional, tendo, inclusive, uma de suas imagens exposta permanentemente no famoso Museu do Louvre, além de colecionar diversos prêmios como: cinco Leões em Cannes, três NY festival Clios, três prêmios do Festival de Londres e duas medalhas de ouro no EPICA premier da Europa Creative Awards.
Em sua página no facebook os responsáveis pela criação da imagem que ilustra a capa de “Sob a Redoma” (que também trabalharam na criação da imagem do oitavo livro da série “A Torre Negra”, “The Wind Through The Keyhole”) falaram um pouco mais sobre como foi o processo de criação da capa:
No dia 14 de janeiro de 2009 recebemos um e-mail de nosso agente em NY dizendo que Stephen King era fã do trabalho da Platinum e queria que fizéssemos a capa do seu novo livro Under the Dome. Em anexo veio o sketch do próprio Stephen king com a idéia para a capa: uma cidade envolta em um domo invisível com um homem na frente.
Aceitamos o trabalho sem pestanejar. Afinal, era Stephen King, o mestre do terror na literatura moderna!
O primeiro passo foi ler o manuscrito e descobrir quem era aquele homem no desenho de Stephen King, mas ninguém soube dizer. Foi quando resolvemos perguntar para o nosso agente: “Homem? Que Homem? Aquilo é um cachorro!” Ok, o mestre do terror pode ser um excelente escritor mas é melhor deixar o concept com a gente.
Reunimos a galera e fizemos um concept caprichado com as idéias do Sr. King e outras sugestões nossas, como o acidente de avião. Afinal, a Platinum adora uma imagem dramática.
Outra coisa que sugerimos foi de não revelar nada na capa, apenas na quarta capa que vemos o avião batido e etc. No final das contas foi um trabalho em conjunto. A gente ia fazendo coisas e ele ia sugerindo outras durante o processo. O resultado ficou tão bom que recebemos o Prêmio de Fotografia da revista PDN na categoria Corporate Design de 2010.
Equipe Platinum FMD
Leonardo Vilela: Supervisor de Fotografia
Flavio Albino: Artista e Supervisor de Pós Produção e Pesquisa de Imagem
Beto Campos: Concepção de imagem, Pós Produção e Pesquisa de Imagem
Flavio Teixeira: Pós Produção
Luciano Honorato: Supervisor de CGI
Fabio Bispo: Artista de CGI
Milton Menezes: Pós Produção
Rafael Vallaperde: Artista de CGI
Dempsey Gaspar: Coordenador do Projeto
Aproveite e visite os outros posts do nosso “Mês Especial Sob a Redoma” clicando aqui.
Professor de Língua Portuguesa e Literatura, graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), pós-graduado em arte/educação pela UFG, viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Stephen King desde 1996.
8 Responses
Eles estão de parabéns, a capa é muito linda.
“Homem? Que Homem? Aquilo é um cachorro!” eu tive que ri. rarara
kkkkkkkk eu também não me contive nessa parte rsrs
A capa ficou muito boa! Que bom saber que foi feito por um estúdio brasileiro.
Dá até um certo orgulho não é Ron? rsrs
Sempre achei linda essa capa, parabéns à equipe (brasileira!!)responsável pela obra. E o melhor: a capa original será mantida na edição da Suma das Letras.
Edilton, obrigado pelos ótimos artigos do site.
Que bom que está curtindo o site Pierre. Fico muito feliz! =D Também achei lindona essa capa. A Suma bem que podia passar a adotar as capas originais não é? Seria bacana. Abração!